Com certeza você já recebeu em algum evento ou lugar amostras grátis de algum produto de uma marca. Esse tipo de ação é denominado Sampling, é o termo linguagem do marketing é utilizado para distribuição gratuita de amostras para um potencial consumidor de amostras de produtos.
Sabendo trabalhar corretamente, o sampling pode ser uma técnica que funciona bem para promoção de lançamento de novos produtos, sendo dos mais variados tipos amostras, tais como: Cosméticos, bebidas, comidas entre outros. Esta técnica de marketing promocional, possibilita a primeira experiência entre consumidor e o produto e em certas ocasiões, pode até criar um vinculo entre o potencial cliente e a marca.
Um dos requisitos necessários para qualquer ação de sampling é a marca reconhecer o seu público alvo. É fundamental ter planejamento preparado, para haver sucesso neste tipo de ação promocional. É importante a empresa identificar e diferenciar quais são os compradores do cliente, os decisores da compra, os prescritores e os usuários ou consumidores finais, e a quem ou quantos deve se dirigir o sampling. Tendo isso claro, o êxito da ação de sampling é garantido.
O sampling possibilita formas de interação com público alvo, se a marca conhecer bem o comportamento de consumo do seu cliente potencial, será muito mais fácil a mesma se adequar na hora da ação e chamar a atenção deles de forma criativa e eficaz.