Sampling
30 de maio de 2016
Eventos: Marketing de relacionamento
28 de junho de 2016
Exibir tudo

Eventos: Tipos de Eventos

Os eventos geralmente são realizados para as empresas estarem ativas no mercado e alguns tipo de eventos tem por objetivo para melhorar processos internos das empresas, vendas e propagação da marca. Tudo depende dos objetivos da empresa.

O assunto do nosso blog de hoje é sobre os tipos de eventos que são realizados pelas empresas, para promover sua marca. O texto foi retirado do site Eventbrite e explica todos os tipos de eventos corporativos. Segue os tipos de eventos existentes no mundo corporativo:

  • Congressos:São reuniões periódicas (anuais, bienais, etc.) que geralmente estão vinculados a membros de uma associação ou entidade. A duração desses eventos pode variar de dois a cinco dias, em geral. Durante esses dias, são realizadas diferentes atividades, de acordo com a metodologia, o que mencionaremos na continuação. O objetivo principal dessas reuniões é atualizar os membros a respeito de informações e novos consensos relacionados ao tema que os relaciona.
  • Jornadas: São encontros similares aos congressos, porém menores tanto em alcance como em termos do número de participantes. Se chamam jornadas pois geralmente sua duração envolve um ou dois dias. Os participantes não necessariamente se dedicam ao mesmo segmento, uma vez que muitas dessas jornadas ou encontros são multidisciplinares(por exemplo, um núcleo realizado com funcionários de um hospital, onde se tratam de diferentes temáticas).Uma variação desses encontros são as jornadas de incentivos, nas quais uma empresa organiza encontro de um dia com todos os funcionários, realizando atividades recreativas, de motivação e de trabalho em equipe para reforçar a união entre eles.
  • Conferências:São encontros convocados por uma pessoa, empresa ou entidade, para transmissão de uma mensagem ou tema particular. Não existem regras fixas quanto à frequência. Deve ter curtaduração, para máximo aproveitamento da audiência, que pode variar entre colegas, imprensa e público em geral.
  • Workshops ou Oficinas: São atividades de intercâmbio com os participantes, nas quais se propõem diversas práticas e interações entre os condutores da oficina e os participantes. Não devem durar mais de três horas e podem ser realizadas dentro de congressos ou jornadas, ou separadamente.
  • Simpósios: Em um evento desses, geralmente participam diversos palestrantes, com temas distintos. Geralmente possuem duração de duas horas, durante as quais cada um dos oradores elabora apresentações de 15 minutos. Ao final, pode-se abrir espaço para perguntas e apresentação de conclusões.
  • Mesas Redondas:Nesses eventos são convidados colegas a um debate, geralmente que possuam opiniões distintas sobre um mesmo tema. Geralmente há um moderador, que se encarrega de iniciar o diálogo, conceder a palavra e controlar tempos. Ao fim do debate, é aberta sessão de perguntas ao público.
  • Fóruns:Se tratam de atividades similares à mesa redonda, mas mais focados na conversação. Não necessariamente os participantes possuem opiniões distintas, mas sim apresentam sua experiência a respeito da temática proposta. Muitas vezes são usados no final de um simpósio. Também há necessidade de um moderador ou coordenador, que controle tempos e faça intervenções.
  • Painéis:Encontros nos quais diversos especialistas, através de exposições vreves (entre 4 e 5 minutos) expõem suas ideias e objetivos. Geralmente também contam com um moderador, que apresenta um breve currículo de cada um dos painelistas antes da exposição. Geralmente, não há participação do público, embora muitas vezes haja tempo para questões.
  • Cursos ou Seminários:Reunião onde se desenvolve de modo profundo um tema determinado, que geralmente abarca questões relacionadas ao ensino ou reciclagem dos participantes. Cada um dos palestrantes expõe de modo individual seu ponto de vista sobre área específica. A atividade envolve a entrega de um certificado aos participantes. A duração varia conforme o programa (de 2 duas hora a até três meses, com frequência estipulada).
  • Reuniões ou encontros:Se o evento que está planejado não se enquadra em nenhuma das opções anteriores, geralmente levará essa denominação. Muitas vezes são realizados tanto como atividades científicas e acadêmicas, bem como eventos sociais.

 

Todos estes formatos devem ser de escolhi de acordo com o segmento da sua empresa e analisar qual é o mais apropriado para o que a sua marca e produto desejam oferecer para o mercado.

 

Fonte:
Eventbrite:https://www.eventbrite.com.br/blog/pre-evento/que-tipo-de-evento-me-convem-organizar-caracteristicas-gerais-de-cada-evento-ds00/ (acesso em: 09/06/2016 -10:00)

Avalie este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat