Apesar de ser extremamente importante no processo comercial, muitas pessoas ainda não conhecem quem é o promotor de vendas e a sua importância para as empresas.
Para tirar as dúvidas restantes, reunimos aqui um guia completo sobre essa profissão tão relevante! Sua importância é tanta que ela pode até mesmo salvar sua marca antes que seja esquecida pelo público. Entenda melhor!
Como o próprio nome já dá a entender, o promotor de vendas é o profissional responsável por pensar em formas de fazer com que determinado produto ou serviço ganhe mais visibilidade na mente do público.
No entanto, essa não é uma tarefa simples. Envolve muita estratégia, especialmente para entender como a mente do consumidor funciona para desenvolver uma tática de venda realmente efetiva.
Além disso, existem diversos segmentos diferentes que precisam ser estudados com mais cuidado, a depender das necessidades da empresa. Por exemplo, um promotor de vendas que trabalha para a TV usa estratégias diferentes dos profissionais que usam mais a internet ou até mesmo o espaço presencial da loja.
Na prática, como deu para perceber, é um ramo extremamente versátil e que pode atuar de diferentes formas. A seguir, confira algumas das estratégias que um promotor pode implementar em seu dia a dia de trabalho!
Essa é uma das principais funções do promotor de vendas, afinal, os eventos trazem um grande fluxo de pessoas participantes e todos eles são potenciais clientes para a empresa. Assim, o profissional pode utilizar oportunidades como essas para anunciar determinado produto ou serviço e fazer com que as pessoas deem mais atenção para a marca.
A técnica é muito interessante, mas deve ser feita com o máximo de planejamento possível. Afinal, existem outras empresas disputando a atenção do público, então é preciso pensar na forma com que a divulgação vai ser feita para que ela fique marcada na mente das pessoas.
Um passo fundamental para ter bom desempenho financeiro é estabelecer metas de vendas a serem batidas. Elas ajudam a motivar os funcionários e servem como uma espécie de guia.
No entanto, é importante que as metas sejam realistas. Não adianta planejar algo muito além do possível, pois isso acaba desmotivando a própria equipe.
O promotor de vendas precisa ser analítico, racional e empático com as pessoas com quem trabalha para obter um bom desempenho e trazer mais dinheiro para a empresa, claro, mas sem afetar negativamente os outros funcionários com quem trabalha.
Como dissemos anteriormente, a função do promotor de vendas se desdobra em várias outras, e essa é mais uma das possibilidades. Estar em contato com o público significa ter uma base de contatos que podem ser convertidos em clientes, eventualmente.
Mesmo que a compra não seja efetuada imediatamente, como pode acontecer, o profissional deve ter como meta entrar em contato com eles, afinal, em muitos casos falta apenas um pequeno incentivo para fechar a compra.
Um outro cuidado necessário é para não ser insistente. É preciso saber o limite entre convencimento e invasão: um transforma o público em cliente, enquanto o outro o afasta da sua marca.
Com tantas funções diferentes, acaba ficando a dúvida: afinal, em que local o promotor de vendas trabalha?
São diferentes opções e tudo isso também depende da empresa em si, já que é a partir do seu segmento de atuação que o local de trabalho do promotor de vendas será determinado. Para entender algumas das opções, basta continuar lendo.
Temos certeza de que você já viu, durante algum programa, a participação de um convidado que estava lá para promover determinado produto. Essa pessoa é uma promotora de eventos, já que ela está ali, na TV, para divulgar algo.
Essa é uma possibilidade grandiosa, já que a televisão alcança milhares de pessoas e pode fazer com que a marca ganhe grande reconhecimento.
Este é o cenário mais provável. O promotor de venda pode ser visto no espaço físico em si, mesmo que em diferentes locais, como shoppings, eventos promocionais, etc.
Ele está lá para lidar diretamente com possíveis clientes e fazer ações de divulgação, tonando o produto ou serviço mais conhecido, assim como a empresa em si. Caso a estratégia seja bem sucedida, basta esperar para que as vendas aumentem e as metas sejam batidas.
Sim! Como dissemos no começo do texto, o promotor de vendas é essencial para todo o processo comercial. É ele quem traça estratégias e metas, além de poder usar diferentes canais para que determinado produto ou serviço tenha sucesso.
Caso a empresa acabe ignorando os serviços do profissional, resultados negativos poderão ser vistos. No caso grande lançamento, por exemplo, que pode ser muito útil na vida do público. Caso não haja a divulgação apropriada, ele pode passar despercebido e resultar em mais prejuízo do que lucro.
É assim que podemos perceber a importância do promotor de vendas e das estratégias de divulgação no geral: eles ajudam a dar visibilidade e tornar todo o trabalho conhecido pelo máximo de pessoas possível.
A Aliança Promoções entende a importância desse tipo de profissional e tem uma equipe excelente com promotores de vendas que podem ser a peça que falta na sua empresa. Entre em contato e saiba como nós podemos te ajudar!
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