Feiras e Eventos; veja a importância de participar

blitz promocional
Blitz Promocional: Dicas para promover uma marca, produto ou serviço
16 de junho de 2021
stand de feira
Stand de Feira: 7 dicas para montar o seu
30 de julho de 2021

Feiras e Eventos; veja a importância de participar

 

Será que é importante para uma empresa participar de Feiras e Eventos? Quais os benefícios que esse tipo de ação pode trazer para um negócio?

Bom, o objetivo da maioria das empresas é gerar receitas e manter a sua participação ativa no mercado. Para isto as empresas devem estar ligadas a todas as mudanças que ocorrem no seu nicho de mercado, estar de olho nos seus clientes e atentos aos seus concorrentes.

Uma forma de se manter informado e competitivo no seu mercado é participando de Feiras e Eventos. Esse tipo de ação pode trazer vários benefícios para o seu negócio. Mas antes de falar sobre os benefícios, vamos entender melhor o que é uma feira e um evento!

O que é uma Feira?

feiras e eventos

Também conhecida como Expo, uma Feira nada mais é do que um encontro de expositores e participantes, com o objetivo de comercializar produtos ou serviços. Elas são realizadas em datas pré-determinadas ano a ano. Para muitas pessoas, a feira é usada como uma ferramenta de marketing para promover a interação entre compradores e fornecedores.

O que é um Evento?

Podemos considerar como um evento qualquer acontecimento que reúna pessoas em um espaço físico em torno de um objetivo. Podendo ser "todos os eventos planejados, organizados e coordenados com antecedência, a fim de considerar o maior número de pessoas no mesmo espaço físico e temporal, e fornecer informações sobre uma ideia, medidas e projetos, ações ou produtos, diagnóstico dos resultados e os meios mais eficazes para atingir um determinado objetivo. ”

Benefícios de participar de Feiras e Eventos

feiras e eventos

Todo empresário sabe que para manter o crescimento da sua empresa, além de estar atento à concorrência, é importante divulgar sua marca e buscar novos contatos e oportunidades de negócios.

Através das Feiras e Eventos, tudo isso pode ser feito de uma vez só; veja como!

Branding

Branding é uma série de ações consistentes alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do Branding é despertar sentimentos e criar conexões conscientes e inconscientes, essenciais para que o cliente escolha sua marca na hora de decidir pela compra de um produto ou serviço.

Participar de Feiras e Eventos  faz com que você fortaleça a sua marca. Feiras são eventos que reúnem muitas empresas e futuros clientes para sua marca. A participação desse tipo ação faz que você fique mais conhecido e visível entre os seus clientes.

Se você montar um estande criativo, interativo e dinâmico, isso fará com que atraia mais clientes para sua área e conheçam mais a sua empresa.

Benchmarking

Benchmarking é um processo de pesquisa competitivo que fornece uma análise aprofundada das melhores práticas usadas por empresas no mesmo setor que a sua e pode ser replicado em seu negócio. Os benefícios incluem redução de custos, aumento da produtividade e melhores margens de lucro.

As Feiras e Eventos podem ajudar você ficar de olho em sua concorrência, pois participando de feiras do seu segmento, faz com que você se atualize sobre as novidades de seus concorrentes e possa alinhar as suas estratégias em relações a eles.

Networking

Networking é o ato de trabalhar sua rede de contatos, trocando informações relevantes com base na colaboração e assistência mútua. Esta ação inclui diferentes atividades voltadas para a carreira e os negócios, mantendo relações interpessoais frutíferas.

As Feiras e Eventos proporcionam a oportunidade de aumentar a sua rede de contatos. Parcerias com fornecedores, futuros clientes, entre outros.

Marketing

Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor por meio de produtos ou serviços nos quais os consumidores possam estar interessados ​​para atender à demanda do mercado. O objetivo do marketing é criar valor e atrair a atenção dos clientes para estabelecer uma relação lucrativa para ambas as partes.

O marketing em Feiras e Eventos é uma ferramenta poderosa para qualquer empresa! Os resultados podem durar muito tempo, mas para isso é preciso agir corretamente. Para isso, veja as dicas que separamos;

5 Dicas para fazer Marketing em Feiras e Eventos

feiras e eventos

Proporcione experiências

A escolha do público costuma ser feita por fatores emocionais. Portanto, marketing experiencial, marketing de participação ou marketing de campo é uma forma de promover produtos.

Com ele, a organização atende as partes interessadas por meio dos cinco sentidos (visual, olfato, paladar, tato e audição), sentimentos e emoções, mudança de comportamento e identificação com grupos aos quais o público pertence ou pretende ingressar.

A ideia é interagir com os indivíduos, promover o diálogo entre marca e pessoas. Além  de promover a participação.

Um exemplo clássico é uma lata de refrigerante impressa com o nome de uma pessoa. Basicamente, isso aproxima o público-alvo do produto, pois associa a marca a uma experiência positiva.

Invista na Identidade Visual

No evento, a empresa precisa abordar às pessoas para que descubram o que a marca oferece. Portanto, é importante focar na identidade visual, incluindo os profissionais que participarão e os materiais que serão distribuídos ao longo do evento.  Isso é essencial para que os visitantes identifiquem rapidamente o conteúdo da empresa.

Além disso, é recomendável criar, tanto quanto possível, materiais gráficos exclusivos para o evento. Porque, assim como demonstra o profissionalismo da organização, também ajuda a estimular o interesse das pessoas.

Conheça o Público e o Mercado

O mix de marketing ou marketing 4P envolve a análise de produtos, preços, locais e promoções. Este conceito é amplamente utilizado no planejamento de marketing comercial, por isso também pode ser uma boa opção para colocar em prática em Feiras e Eventos.

Ao planejar sua participação em uma Feira ou Evento, a organização deve considerar todos os detalhes para atrair os consumidores. Para tanto, é preciso conhecer o público que a empresa deseja atingir, entender o comportamento dessas pessoas, observar os locais mais adequados para o evento e preparar ações de marketing e materiais voltados para a divulgação dos produtos oferecidos.

Distribua Brindes e Mimos

Embora oferecer brindes e mimos seja uma forma estabelecida de usar o marketing em eventos, é sempre uma forma eficaz. Na verdade, as pessoas gostam de ser mimadas.

No entanto, para não cair no mesmo padrão, a criatividade é essencial. Uma dica comprovada é ter vários brindes que dão às pessoas a capacidade de escolher aquele com que mais se identificam. Isso melhora a satisfação do público e mostra que sua empresa se preocupa com o bem-estar dos clientes.

Invista no Stand

O stand é o espaço onde uma organização pode expor seus produtos ou serviços, além de ser um local para negociações. Portanto, deve ser organizado, limpo, atraente e agradável para que as pessoas queiram conhecer mais sobre sua empresa.

Aposte na valorização, na utilização de sofás e puffs para acomodar os consumidores e invista na decoração. Se puder negociar com o responsável pelo evento, encontre o local mais adequado para montar seu stand e mostrar sua marca ao público.

Invista na equipe de Promotores

marketing para empresas

Além de preparar a divulgação e organizar os detalhes, uma das ações de marketing mais eficazes no evento é cuidar da equipe que vai mostrar sua empresa.

Os profissionais devem estar preparados para fornecer as informações necessárias e até mesmo falar sobre o assunto do evento. Isso traz credibilidade à marca e permite que as pessoas a entendam.

A equipe que optar por participar do processo também deve se coordenar com o tipo de evento. Por exemplo, em locais mais descontraídos e divertidos, profissionais espontâneos com uma personalidade descontraída são ideais para o sucesso.

Conte com uma Agência de Promotores de Eventos

Uma Agência de Promotores de Eventos como parceira é o ideal para colaborar com todas as ações que falamos neste artigo.

Uma boa Agência conta com profissionais qualificados para fazer o evento dos seus sonhos. Que além de levar a imagem da sua marca, também proporcionam uma ótima experiência com o cliente, fidelizando e alavancando sua empresa.

Uma Agência de Promotores disponibiliza pessoas capacitadas para a produção, promoção, recepção, segurança e limpeza da feira ou evento que sua empresa participar.

Aliança Promoções está a mais de 20 anos promovendo marcas, produtos e serviços com excelência. Entre em contato conosco!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat