PDV
Muito se fala a respeito de merchandising, mas você sabe de fato o que isso significa?
Basicamente merchandisingé um conjunto de técnicas de ponto de vendas, ou PDV, que busca interferir na decisão de consumo e de compra de um consumidor. Essas técnicas podem contribuir de forma direta no aumento de vendas.
Um exemplo claro de merchandisingé quando um cliente vai até um mercado, loja ou shopping, à procura de um produto, mas não tem alguma marca em mente, mas ao entrar no estabelecimento ele é submetido à diversas formas de publicidade e mensagens que as marcas desejam passar. Algum tempo após analisar as marcas, esse consumidor opta por alguma que mais lhe agradaram e que ofereçam um bom custo-benefício.
O merchandisinginterfere até mesmo na colocação dos produtos nas prateleiras, na embalagem de um produto, colocação de peças nas vitrines, ações de degustação e demonstrações, levando em conta o comportamento do consumidor no estabelecimento, tempo de decisão de compra, as características e prioridades que cada consumidor analisa no momento de comprar, entre outros.
Unindo conhecimentos de marketing, psicologia, dados atualizados de pesquisa e publicidade, o merchandisingé poderosíssimo para quem precisa aumentar suas vendas, ou manter os clientes que sua marca já alcançou.
Outra estratégia muito utilizada são as demonstrações e degustações que fazem parte do segmento de PDV e sampling, que aborda seu consumidor em potencial diretamente no ponto de venda, fazendo com que ele conheça os diferenciais do seu produto ou serviço e tenha acesso direto ao produto que experimentou.
O merchandisingestá em constante desenvolvimento, devido às mudanças comportamentais que o consumidor vem apresentando e desenvolvimento da tecnologia, mas mantém os princípios básicos que constituem o merchandisingque é conquistar o cliente de forma inteligente e criativa.