Planejamento estratégico de eventos: passo a passo

como expor produtos em feiras
Promoção da marca: Dicas para você se inspirar e impactar seu público
18 de junho de 2019
tecnologia
Tecnologias: Como usar em seus eventos corporativos
30 de julho de 2019
Exibir tudo

Planejamento estratégico de eventos: passo a passo

planejamento estrategico

Planejamento estratégico é uma etapa fundamental para conseguir organizar um evento de sucesso. Confira nossas dicas para ser eficiente!

Para planejar um evento de forma eficiente, é importante considerar vários pontos diferentes, como o nome do evento, a data, local custos, orçamento disponível e todas as informações referentes às atrações do evento. Tudo isso passa por um processo de planejamento estratégico de eventos.

A junção dessas informações é chamada de planejamento estratégico porque leva em consideração itens essenciais que fazem parte da estratégia básica e dos objetivos do evento.

É importante saber que essa etapa pode ser feita em uma planilha ou arquivo com todas as informações necessárias para que seja um evento de sucesso. Essa é a melhor forma de evitar problemas na logística, dificuldades com as atrações, atrasos e reclamações do público.

Por isso, vamos entender ao longo deste artigo as maneiras eficientes de planejar um evento!

Saiba o que é importante fazer durante o planejamento estratégico de eventos
O primeiro passo é um dos mais importantes ao planejar o evento: definir qual o objetivo, o tema e o público alvo.

Imagine que sua empresa de marketing digital focada em trabalhar com indústrias teve a ideia de fazer um evento informativo e educativo, por exemplo.

A ideia inicial é explicar para o público o que é Marketing Industrial e qual a sua importância, para um futuro trabalho que será realizado.

Mas isso faz sentido caso a sua empresa atue no setor, caso contrário, não seria um tema muito interessante.

Além de ser o momento de definir qual o objetivo daquele evento e como ele vai ser útil para todos os participantes, é importante que ele seja atrativo. Para isso, algumas coisas precisam estar de acordo, como:

planejamento estrategico

Planejamento estratégico: O nome

Mesmo que pareça algo simples, o nome do evento é a forma como o seu público-alvo irá conhecer o seu evento.

Por isso, é importante que o nome passe as características do evento, sendo claro quanto à sua descrição e tendo relação com a identidade de quem vai assistir.

A data

Este é um ponto que pode não parecer tão importante, mas que na verdade é. Devem ser consideradas outras possíveis atrações no mesmo dia e horário, para que não haja nenhum conflito.

É essencial avaliar também se o público escolheria o seu evento ao invés de outro naquela data específica.

Planejamento estrategico: O local

Deve-se buscar uma localização fácil, que consiga comportar toda a infraestrutura que o seu evento demanda e esteja de acordo com o esperado por você.

Inicialmente, esses são os passos a serem pensados antes de começar a organizar as atrações e o conteúdo do evento.

Planeje da maneira correta

Sem um planejamento estratégico de eventos que seja adequado, você corre o risco de não alcançar seus objetivos, além da possibilidade de ter prejuízos financeiros.

Como ninguém gosta de realizar eventos que não sejam um sucesso, a melhor forma é a prevenção.

Além disso, é importante saber como isso vai chegar nos participantes. De nada adianta planejar um evento incrível que as pessoas não vão se interessar em participar, não é mesmo?

Tenha a certeza de usar os melhores canais de divulgação para apresentar o seu evento e entender como o público alvo vai chegar até você.

Para isso, mais que uma boa imagem, é importante se vender pela internet por meio de redes sociais, e-mails, sites ou blogs.

Quanto mais atrativo e informativo for o seu convite, maior a possibilidade de conseguir alcançar o público certo.

Faça o planejamento bem antes dos eventos

Para o planejamento estratégico de eventos que seja eficiente, é importante se organizar com uma planilha ou arquivos para facilitar todos os seus passos.

Como vimos, conflitos de datas podem de alguma forma mudar a preferência do seu público.

Mas ter o cuidado de se antecipar no planejamento também ajuda a prevenir outros problemas, como indisponibilidade do espaço ideal para o evento ou também o choque entre as temáticas.

Planejar corretamente impede que você corra riscos. reduzindo as chances de perder dinheiro ou promover um evento que não seja um sucesso.

Por isso, com essas dicas, fica mais fácil pensar e organizar o seu planejamento estratégico de eventos, não é mesmo?

Seguir tudo corretamente traz uma grande chance de você promover um evento de sucesso para o seu negócio.

Siga nossa página no facebook: FACEBOOK 

Saiba mais sobre promotores de eventos aqui 

Avalie este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat