A palavra Marketing pode ter diversas definições pois está dividida em diferentes segmentos.
Se você está lendo isso, possivelmente não conhece o que é Marketing Promocional, então vamos lá:
Segundo a Associação de Marketing Promocional – AMPRO:
“Marketing promocional é um conjunto de estratégias que visam construir uma marca, proporcionar vendas e fidelizar clientes por meio de ações de interação com seus públicos-alvo. Ou seja, são ações desencadeadas para levar até às pessoas os valores de uma empresa, fazê-la conhecida e reconhecida, gerar vendas para essa empresa e construir relacionamentos com os clientes e potenciais clientes.”
O Marketing Promocional, é totalmente direcionado a marca com finalidade comercial, ou seja, os principais objetivos de se aplica – ló é fidelizar clientes e aumentar as vendas. O Marketing Promocional busca formas eficientes de promover o seu produto/serviço diretamente no público alvo afim de conquista – lo. Para isso, é necessário uma pesquisa de mercado para conhecer mais a fundo o seu consumidor, concretizar vendas e sempre manter seus clientes fiéis a marca.
Se você está pensando em aderir a essa técnica, veja abaixo algumas estratégias em que o Marketing Promocional pode ser inserido:
OFERTAS E PROMOÇÕES
Sem dúvidas, essa é uma das melhores e mais eficientes estratégias para chamar a atenção do público. Imagine, que o consumidor vai ao shopping fazer compras, além de pensar na qualidade do produto, certamente o cliente vai dar preferência para o que estiver com o preço mais acessível. Esse seria um método para atrair novos clientes, já para fidelizar os clientes que você já tem, o ideal é oferecer cupons de descontos e realizar concursos, isso fará com que o consumidor tenha motivos a mais para sempre voltar ao seu estabelecimento.
APRESENTAÇÃO DOS PRODUTOS/ SERVIÇOS
Crie um material de divulgação do seu produto e distribuía amostras grátis. É muito comum ver lojas de perfumes fazerem isso e distribuírem amostras grátis de aromas para quem está passando perto do estabelecimento.
Certamente, você também já viu mercados promoverem ao público a degustação de algum produto, essa técnica é muito comum e costuma de fato aumentar as vendas. Mesmo que o consumidor não conheça o produto oferecido na degustação, após experimentar e gostar, ele tem grandes chances de leva – ló pra casa.
INCENTIVOS
Incentive o consumidor a levar o seu produto pra casa ou desfrutar dos seus serviços distribuindo brindes ou premiações. É muito comum se encontrar em mercados promoções do tipo “leve 3, pague 2”, essa técnica também é uma forma de incentivar o consumidor a se interessar pelo seu produto, pois ninguém resiste a uma liquidação, não é mesmo?
ABORDAGENS E BLITZ
Essa técnica funciona com a distribuição de folders e flyers, afim de apresentar os produtos/serviços de forma ilustrativa. Além da distribuição de foldes e flyers, também pode ser oferecido brindes para chamar ainda mais a atenção do consumidor.
EVENTOS PROMOCIONAIS
Um exemplo dessa ação de Marketing Promocional é a marca de produtos para cabelo Pantene, que recentemente elaborou eventos com artistas para divulgar ainda mais os seus produtos. Os eventos foram gratuitos, com direito a show da cantora Manu Gavassi e a presença de famosos como Marina Ruy Barbosa, Hugo Gloss e Camila Queiroz. Além das celebridades, os eventos ainda contavam com a distribuição de amostras grátis dos produtos.
Esse tipo de evento ajuda a promover a marca, atrai novos clientes e com certeza fixa na mente do consumidor que sempre irá associar a marca ao acontecimento.
Quer investir em Marketing Promocional para alavancar sua empresa? Deixe nos comentários suas dúvidas e experiências!
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