Marketing Promocional: Para que serve e como fazer?

Recepcionista de Eventos em SP
Recepcionista de Eventos em SP
19 de abril de 2022

Marketing Promocional: Para que serve e como fazer?

Marketing Promocional

Atualmente, as empresas têm enfrentado diversos desafios e cada vez mais concorrentes têm surgido.

Por isso, para se manterem fortes e continuarem no mercado mesmo enfrentando diversas dificuldades, elas tiveram que criar estratégias e se manterem atualizadas.

Uma dessas estratégias é o marketing promocional.

E para você conhecer como o marketing promocional pode impactar o desempenho das ações e campanhas das empresas, nós preparamos esse artigo para te ajudar a ficar por dentro desse assunto.

Então acompanhe a leitura e descubra como esse conceito funciona e é claro alguns exemplos bem sucedidos. Confira!

O que é o Marketing Promocional

Você já deve ter visto uma empresa de alimentos oferecendo produtos de degustação gratuita em supermercados, não é mesmo? Esse é um exemplo de marketing promocional.

Segundo a definição da AMPRO, Associação de Marketing Promocional, é a atividade do marketing aplicada a produtos, serviços ou marcas, visando, por meio da interação junto ao seu público-alvo, alcançar os objetivos estratégicos de construção de marca, vendas e fidelização.

Esta linha do marketing tradicional procura formas eficientes para promover produtos, marcas e eventos com diferentes jeitos de divulgar para atingir o público alvo. 

O marketing promocional é voltado para marcas, produtos e serviços com a finalidade comercial.

Com uma estratégia de marketing promocional bem estruturada, você poderá partir para a ação promocional.

Ela tem por objetivo tornar seu produto conhecido, incentivar novos consumidores a usar seu produto, fidelizar sua marca, ampliar sua participação no mercado e se diferenciar dos seus concorrentes.

A ação Promocional

Para desenvolver sua ação promocional é preciso conhecer a fundo o perfil do seu público alvo. 

Após ter o perfil traçado de quem você quer atingir, desenvolva o planejamento da ação promocional.

Dentro deste planejamento deve conter: 

  • Os objetivos gerais e específicos, 
  • A justificativa desta ação; 
  • Público (principal e secundário); 
  • O conceito; 
  • O tipo de ação;
  • Como a ação irá funcionar; 
  • Os recursos que serão necessitados; 
  • Como serão avaliados e medidos os resultados desta ação.

Os tipos de Ações Promocionais

Existem vários tipos de ações promocionais, e estão entre elas:

  • A distribuição e apresentação do produto; 
  • Ofertas; 
  • Distribuição de prêmios e brindes;
  • Incentivos;
  • Eventos;
  • Blitz;
  • Abordagem. 

Você pode escolher de acordo com o seu produto ou serviço, o público que deseja atingir e o momento que a sua empresa está. 

Quais os benefícios de usar o Marketing Promocional

Agora que o conceito de marketing promocional está bem definido, vamos para os benefícios que essa estratégia de marketing pode trazer.

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Atração de novos clientes

O ideal para uma boa estratégia de marketing, é gastar menos, porém conseguir os melhores resultados. 

E com o marketing promocional, você consegue divulgar a sua marca para os clientes que talvez nem soubessem que o seu negócio existe.

E é claro, tudo isso sem precisar gastar muito.

Fidelização dos clientes que já consomem a sua marca

Você sabia que um cliente que está insatisfeito com seu produto, é capaz de divulgar a sua insatisfação para pelo menos mais 11 pessoas?

Por isso é importante cuidar dos seus clientes.

E para cuidar bem desses clientes, é só oferecer novas experiências com eles. Além de mostrar que você se importa e procurar aproximá-los da sua empresa.

Seja oferecendo uma amostra grátis, ou um novo produto e até presenteá-los com brindes exclusivos.

Promoção da Marca

Nunca se esqueça de que quem não é visto, não é lembrado por isso, promova seus produtos e aumente seus clientes.

E é claro, não deixe de lado a promoção da sua marca pois é assim que os clientes irão atrás de você quando precisarem comprar alguma coisa, ou adquirir um novo serviço.

Diferencial em relação aos concorrentes

Você já notou que empresas grandes e sólidas sempre investem muito em marketing?

Isso porque é preciso usar a criatividade para se destacar em meio a tanta concorrência. E é aí que o marketing promocional se sobressai.

Pois os profissionais que trabalham com essa arte, já estão acostumados a criar estratégias criativas para promover marcas e produtos.

Exemplos bem sucedidos do uso do Marketing Promocional

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Veja agora algumas empresas que fizeram um bom uso do marketing a seu favor.

Burger King

O Burger king fez uma jogada interessante com uma ação comemorativa no Halloween.

Em suas redes sociais, a empresa chamou seus clientes para se vestirem de palhaços e em troca, ofereciam o seu principal sanduíche de graça.

Você notou que a referência ao palhaço está associada ao Mcdonald’s e seu palhaço Ronald?

Uma forma interessante de dar uma alfinetada na concorrência não é mesmo?

Pão de Açúcar

A rede de supermercados apostou na estratégia de incentivar os clientes a comprar mais produtos da sua empresa em troca de oferecer algum prêmio.

O cliente recebia um selo para cada R $20,00 reais que ele consumisse e após juntar um determinado número, ele poderia trocar por panelas, talheres, copos e outros produtos.

Carrefour

Por fim, que tal tirar aquele produto que está encalhado no estoque?

O Carrefour criou o “Programa Únicos”, que oferecia frutas e legumes em formatos diferentes ao que seus clientes estavam acostumados com 30% de desconto.

A ideia, além de vender mais é claro, é estimular o consumo dos alimentos considerados “feios”.

Como promover sua marca com o Marketing Promocional?

Você reparou como mesmo as grandes e sólidas empresas como Magazine Luiza ou o NuBank investem fortemente em marketing?

Por isso, sua empresa ou produto não deve ficar de fora das ações promocionais que o marketing pode trazer.

E para promover a sua marca, conte com a Aliança Promoções que está no mercado há mais de 20 anos. Pronta para te ajudar a ficar conhecido e popular entre o seu público alvo.

Temos os melhores promotores de eventos para a sua ação de marketing promocional.

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