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O que é promotor de marketing?

o que é promotor de marketing

O promotor de marketing é o profissional especializado em mostrar a sua marca para o consumidor.

Cada vez mais as empresas observam a importância do marketing para ter o sucesso tão desejado. Afinal, promover a sua marca é essencial para o público te conhecer e passar a comprar com você! 😉

A principal função desse profissional é alavancar as vendas do seu negócio através de estratégias e ferramentas de comunicação, atração e conversão do cliente.

O que é um promotor de marketing?

promotor de marketing

O promotor de marketing é responsável por auxiliar o crescimento de vendas de produtos e serviços de uma empresa.

Sua atuação é totalmente focada no consumidor, investindo em canais e meios de abordagem e negociação.

Aliás, também é da responsabilidade do promotor passar feedbacks para a empresa, referente a concorrência, potencial de vendas, entre outros.

O relacionamento entre a empresa e o promotor de marketing é fundamental. Afinal, através dos feedbacks recebidos a empresa recebe melhorias e avança no mercado 🚀

Embora o promotor de marketing atue em empresas B2B, seu maior foco é nas ofertas de produtos e serviços para empresas B2C. Mas o que significa isso?

A sigla B2B (business-to-business ou negócio-a-negócio) representa o comércio entre duas empresas. Já a sigla B2C (business-to-consumer ou negócio-a-consumidor) é quando o comércio é realizado entre a empresa e o consumidor final.

Neste caso, o promotor de marketing está presente no negócio entre as duas empresas. Porém, sua presença é ainda mais forte nos canais de vendas e na atração do público.

Onde o promotor de marketing pode atuar?

O promotor de marketing pode atuar em diversas áreas. E agora, você saberá 5 principais áreas de atuação desse profissional. Veja abaixo! 😄

promotor de marketing

Vendas

Em primeiro lugar na área de vendas, o promotor pode auxiliar os vendedores nas etapas de convencer o cliente e fidelizar. Sendo eles: pré-venda, venda e pós-venda.

A pré-venda corresponde à pesquisa e avaliação de possíveis clientes.

A venda corresponde ao primeiro contato com o cliente, demonstração do produto/serviço, proposta e acompanhamento.

Já o pós-venda corresponde ao suporte e lealdade da empresa para com o cliente.

Atendimento e abordagem do cliente

Nessa área, o promotor atua diretamente no PDV (ponto de venda), oferecendo degustações e demonstrações, alertando o público sobre as promoções e tirando suas dúvidas.

Se apresentar, ter uma boa impressão e ouvir o cliente são apenas algumas das técnicas utilizadas no atendimento e na abordagem do cliente.

Vendas técnicas

As vendas técnicas são direcionadas ao consumidor ”mais exigente”.

Normalmente nesses casos há a necessidade de agendar uma reunião e ter total conhecimento sobre o serviço/produto.

Também é preciso estar apto para responder qualquer dúvida e ter provas da eficiência do que está à venda.

Reposição de estoque

Na reposição de estoque, o promotor de marketing estará focado na loja.

Desse modo, o profissional passa a atuar no comércio físico, tomando cuidado para não faltar nada e sempre manter o estoque abastecido.

Contudo, também é nesta área que o promotor realiza o merchandising.

Auditoria

Por fim, já na auditoria, o promotor fica responsável por supervisionar o atendimento, se o merchandising está correto, se a comunicação está eficaz, entre outros.

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