Existem tantos tipos de eventos corporativos que às vezes é difícil saber quais são suas características, metas e como optar por cada um deles.
Esses eventos que sempre buscam trazer a melhor experiência para o público, se tornaram os verdadeiros queridinhos do mercado empresarial.
Além de disponibilizar grandes benefícios para a exposição da marca, os eventos têm potencial para engajar, promover networking e gerar novas oportunidades de negócios.
Além disso, os modelos mais tradicionais estão cedendo seu lugar para os modelos mais modernos e descontraídos, que incluem atividades de entretenimento.
Por esse motivo, é que você sempre deve buscar novidades e informações para deixar seu evento muito mais atrativo.
E se você quer saber mais sobre eventos corporativos e seus tipos, além de dicas de como realizá-lo, continue lendo para saber mais.
Sobretudo, um evento corporativo nada mais é do que uma forma de promover a comunicação entre integrantes.
Os eventos podem abranger modelos diferentes além de nomes variados.
Ele pode ser empregado para trazer informações mais modernas para o público, gerar novos contatos e relacionamentos com clientes e parceiros.
É por esse motivo que hoje existem tantos tipos de eventos corporativos ocorrendo diariamente.
Existem diversos tipos de eventos corporativos e para ajudar você a conhecer e diferenciar cada um deles, preparamos algumas informações que vão te ajudar a tirar suas dúvidas sobre cada um desses eventos.
Os congressos são eventos muito grandes que acontecem em um período determinado.
Além disso, esse período costuma ter uma semana de duração mas também podem ocorrer no espaço de alguns dias.
No decorrer do evento, podem acontecer muitas atividades. Por exemplo: debates, simpósios, palestras, workshops, cursos e mesas redondas.
Outro detalhe importante, é que alguns congressos são divulgados como internacionais, regionais ou nacionais.
O propósito de um congresso é o enriquecimento do conhecimento científico e cultural do público.
São reuniões apresentadas por profissionais especializados.
Essas reuniões têm como objetivo fazer com que os participantes obtenham novos conhecimentos, capacidades e estejam mais atualizados sobre o tema apresentado.
Às vezes, é necessário que os participantes já possuam algum conhecimento prévio sobre o assunto que será tratado, pois após toda a apresentação é gerada uma discussão.
Esse tipo de evento é dividido em 3 fases:
Porém, um seminário não tem como objetivo chegar a uma conclusão definitiva. Já que o ponto de vista parte dos profissionais especializados.
Esses eventos são mais formais e têm etapas bem definidas.
Normalmente, as conferências contam com a participação de um especialista com reputação para determinado assunto.
Esse tipo de evento também é conduzido por um presidente de mesa, nesse caso o conferencista.
Ele vai receber as perguntas por escrito da plateia e também vai atuar como moderador. O mesmo também define quais dúvidas serão direcionadas para os expositores.
As conferências têm como intenção, promover o lugar ideal para debates e são empregues por vários segmentos da sociedade. Por exemplo, para discutir políticas do país.
As palestras são reuniões menos formais e normalmente com uma duração menor entre 30 a 60 minutos podendo se estender até uma ou duas horas.
O especialista palestrante, aborda o tema que é relevante para os participantes. Ele é responsável por transmitir seu conhecimento e experiências para o público.
Como a palestra é mais informal, o palestrante pode ser interrompido para responder às perguntas da plateia.
O principal objetivo de uma palestra é motivar, instruir, mas também tratar de comportamentos.
Muitas das vezes, as palestras não estão ligadas diretamente às atividades dos participantes corporativos.
É comum que esse tipo de evento corporativo apareça em grandes reuniões como atividades em congressos e feiras.
E por fim, as palestras são oferecidas por várias corporações e entidades com a participação de muitas empresas.
As convenções são um dos maiores eventos corporativos, assim como os congressos, mas que permite participação e mais envolvimento do público.
O objetivo é apresentar o tema a ser debatido e tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Devido a essa característica, os encontros entre empresas ou categorias profissionais tornaram-se mais comuns ao longo do tempo.
Os tipos de convenções são muitos, um exemplo é a convenção comemorativa usada para engajar e motivar as equipes para divulgar um produto ou serviço.
Além dessa, também existe a de congraçamento. E essa inclui atividades como confraternizações e outras para estimular o engajamento entre os participantes voltado para o interesse da empresa.
A finalização desse tipo de evento costuma ser inesquecível e muito marcante.
Esses são eventos com um curto período de tempo, muito usados para promover discussões, esclarecer e trocar ideias sobre um determinado tema.
Os palestrantes que foram convidados tem disponível um tempo por volta de 20 minutos para expor suas ideias e discutirem entre eles.
É bem comum que as mesas-redondas sejam realizadas durante a programação de um simpósio ou congresso, por causa da facilidade de promover diálogo.
Mas isso não impede que as mesas-redondas sejam realizadas separadamente.
Por fim, é muito importante que haja um moderador assim como nos congressos para comandar a reunião.
Esse tipo de evento são reuniões que tem por objetivo debater temas mais específicos.
O ponto central é o debate do tema por parte dos oradores, mas de maneira expositiva, ou seja, expondo suas ideias.
O simpósio também tem um moderador que é o responsável por esclarecer os tópicos de cada tema e apresentar os convidados, além de ter cautela para que não passe do tempo estipulado.
Vamos falar agora sobre um passo a passo para que você possa se organizar e realizar o seu evento corporativo:
O primeiro passo para ter sucesso no seu evento corporativo é definir um orçamento, ter uma estratégia de marketing e um plano B caso algo dê errado.
É muito interessante treinar a equipe de organização para evitar imprevistos.
Por fim, é importante incluir um especialista no tema do evento. Ser criterioso na escolha do profissional para o seu evento é fundamental para o sucesso do mesmo.
A Aliança Promoções é uma das principais Agências de Promotores de Eventos do Brasil. Oferecemos também os serviços de Copeira para Eventos e Recepcionistas de Eventos.
Se ainda estiver precisando de mais informações, nós preparamos mais artigos sobre: porque fazer eventos corporativos e qual a importância de se expor em feiras.
Agora que você já sabe tudo sobre evento corporativo nos CHAME NO WHATSAPP e encontre o profissional perfeito para o seu.
8 Comentários
[…] promoters podem trabalhar em vários eventos, bem como casamentos, eventos corporativos, lançamentos de produtos, inaugurações, festas de 15 anos, inauguração de espaços, shows e […]
[…] medida que avançamos em 2024, o setor de eventos corporativos continua sua trajetória de evolução, impulsionado por inovações tecnológicas e uma crescente […]
[…] medida que avançamos em 2024, o setor de eventos corporativos continua sua trajetória de evolução, impulsionado por inovações tecnológicas e uma crescente […]
[…] dos tipos de eventos também tem sido uma tendência notável. Além dos tradicionais eventos corporativos e sociais, há uma crescente procura por eventos em nichos específicos, como saúde, educação e […]
[…] dos tipos de eventos também tem sido uma tendência notável. Além dos tradicionais eventos corporativos e sociais, há uma crescente procura por eventos em nichos específicos, como saúde, educação e […]
[…] com a aproximação do final de 2024. Diversos eventos, desde grandes feiras comerciais até eventos corporativos, têm impulsionado a demanda por recepcionistas profissionais, essenciais para garantir o sucesso […]
[…] por eventos em nichos específicos, como saúde, educação e tecnologia, além dos tradicionais eventos corporativos e sociais. Essa segmentação possibilita uma abordagem mais personalizada e eficaz, atendendo às […]
[…] por eventos em nichos específicos, como saúde, educação e tecnologia, além dos tradicionais eventos corporativos e sociais. Essa segmentação possibilita uma abordagem mais personalizada e eficaz, atendendo às […]