Atualmente, as empresas têm enfrentado diversos desafios e cada vez mais concorrentes têm surgido.
Por isso, para se manterem fortes e continuarem no mercado mesmo enfrentando diversas dificuldades, elas tiveram que criar estratégias e se manterem atualizadas.
Uma dessas estratégias é o marketing promocional.
E para você conhecer como o marketing promocional pode impactar o desempenho das ações e campanhas das empresas, nós preparamos esse artigo para te ajudar a ficar por dentro desse assunto.
Então acompanhe a leitura e descubra como esse conceito funciona e é claro alguns exemplos bem sucedidos. Confira!
Você já deve ter visto uma empresa de alimentos oferecendo produtos de degustação gratuita em supermercados, não é mesmo? Esse é um exemplo de marketing promocional.
Segundo a definição da AMPRO, Associação de Marketing Promocional, é a atividade do marketing aplicada a produtos, serviços ou marcas, visando, por meio da interação junto ao seu público-alvo, alcançar os objetivos estratégicos de construção de marca, vendas e fidelização.
Esta linha do marketing tradicional procura formas eficientes para promover produtos, marcas e eventos com diferentes jeitos de divulgar para atingir o público alvo.
O marketing promocional é voltado para marcas, produtos e serviços com a finalidade comercial.
Com uma estratégia de marketing promocional bem estruturada, você poderá partir para a ação promocional.
Ela tem por objetivo tornar seu produto conhecido, incentivar novos consumidores a usar seu produto, fidelizar sua marca, ampliar sua participação no mercado e se diferenciar dos seus concorrentes.
Para desenvolver sua ação promocional é preciso conhecer a fundo o perfil do seu público alvo.
Após ter o perfil traçado de quem você quer atingir, desenvolva o planejamento da ação promocional.
Dentro deste planejamento deve conter:
Existem vários tipos de ações promocionais, e estão entre elas:
Você pode escolher de acordo com o seu produto ou serviço, o público que deseja atingir e o momento que a sua empresa está.
Agora que o conceito de marketing promocional está bem definido, vamos para os benefícios que essa estratégia de marketing pode trazer.
O ideal para uma boa estratégia de marketing, é gastar menos, porém conseguir os melhores resultados.
E com o marketing promocional, você consegue divulgar a sua marca para os clientes que talvez nem soubessem que o seu negócio existe.
E é claro, tudo isso sem precisar gastar muito.
Você sabia que um cliente que está insatisfeito com seu produto, é capaz de divulgar a sua insatisfação para pelo menos mais 11 pessoas?
Por isso é importante cuidar dos seus clientes.
E para cuidar bem desses clientes, é só oferecer novas experiências com eles. Além de mostrar que você se importa e procurar aproximá-los da sua empresa.
Seja oferecendo uma amostra grátis, ou um novo produto e até presenteá-los com brindes exclusivos.
Nunca se esqueça de que quem não é visto, não é lembrado por isso, promova seus produtos e aumente seus clientes.
E é claro, não deixe de lado a promoção da sua marca pois é assim que os clientes irão atrás de você quando precisarem comprar alguma coisa, ou adquirir um novo serviço.
Você já notou que empresas grandes e sólidas sempre investem muito em marketing?
Isso porque é preciso usar a criatividade para se destacar em meio a tanta concorrência. E é aí que o marketing promocional se sobressai.
Pois os profissionais que trabalham com essa arte, já estão acostumados a criar estratégias criativas para promover marcas e produtos.
Veja agora algumas empresas que fizeram um bom uso do marketing a seu favor.
O Burger king fez uma jogada interessante com uma ação comemorativa no Halloween.
Em suas redes sociais, a empresa chamou seus clientes para se vestirem de palhaços e em troca, ofereciam o seu principal sanduíche de graça.
Você notou que a referência ao palhaço está associada ao Mcdonald’s e seu palhaço Ronald?
Uma forma interessante de dar uma alfinetada na concorrência não é mesmo?
A rede de supermercados apostou na estratégia de incentivar os clientes a comprar mais produtos da sua empresa em troca de oferecer algum prêmio.
O cliente recebia um selo para cada R $20,00 reais que ele consumisse e após juntar um determinado número, ele poderia trocar por panelas, talheres, copos e outros produtos.
Por fim, que tal tirar aquele produto que está encalhado no estoque?
O Carrefour criou o “Programa Únicos”, que oferecia frutas e legumes em formatos diferentes ao que seus clientes estavam acostumados com 30% de desconto.
A ideia, além de vender mais é claro, é estimular o consumo dos alimentos considerados “feios”.
Você reparou como mesmo as grandes e sólidas empresas como Magazine Luiza ou o NuBank investem fortemente em marketing?
Por isso, sua empresa ou produto não deve ficar de fora das ações promocionais que o marketing pode trazer.
E para promover a sua marca, conte com a Aliança Promoções que está no mercado há mais de 20 anos. Pronta para te ajudar a ficar conhecido e popular entre o seu público alvo.
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