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Tipos de ações promocionais

tipos de ações promocionais
 

Você sabia que o marketing utiliza de vários tipos de ações promocionais?

O marketing promocional é uma das melhores estratégias focadas em estreitar a relação entre o consumidor e a marca.

Proporcionando experiências únicas ao cliente, as ações promocionais são totalmente eficazes e trazem ótimos resultados.

Não somente tem o objetivo de divulgar uma marca para captar futuros clientes, como também fidelizar clientes antigos.

Existem diversas ações nesse segmento do marketing para atrair pessoas para seu negócio. Como por exemplo, distribuir amostras dos seus produtos ou disponibilizar cupons promocionais dos seus serviços.

Mas e você, será que conhece os tipos de ações promocionais e o impacto que este marketing tem na sua marca?

Seu maior desafio está sendo de destacar em meio à concorrência? Então, descubra AGORA tudo o que você precisa impulsionar as suas ações e atingir o alvo quando o assunto for atrair o seu público.

O que é marketing promocional?

tipos de ações promocionais

É só distribuir amostras dos meus produtos e disponilizar cupons de desconto que eu já entendo e pratico o marketing promocional? Não.

É preciso definir um público-alvo, entender se comportamento e o que ele deseja no momento. Para assim, oferecer o que ele deseja.

Você precisa entender que o conceito de marketing promocional não é tão simples e têm vários tipos de ações promocionais. E com toda certeza, alguma ação se adequa ao segmento da sua marca.

O marketing promocional tem três objetivos principais:

  1. Fidelizar os clientes que já compram com você;
  2. Captar mais clientes;
  3. Fortalecer a sua marca.

A principal ideia é que o público conheça a sua marca, ganhando algo da sua marca. Fácil de entender, não é mesmo?

A empresa pode oferecer brindes, amostras grátis, promoções e ofertas com o objetivo de aumentar as chances de venda.

Por exemplo: um estabelecimento de cosméticos oferece amostras de shampoo+condicionador+máscara de tratamento capilar em um shopping.

A cliente vê o que a marca promete, experimenta o produto (já que foi gratuito), obtém resultado e automaticamente retorna para a loja para comprar.

Portanto, isso é marketing promocional. Agora, vamos direto ao ponto: quais são os tipos de ações promocionais?

Quais são os tipos de ações promocionais?

tipos de ações promocionais

Cada tipo de ação promocional é direcionada para um determinado segmento de comércio e focada na melhor maneira de atrair o seu público.

Sampling

Sampling nada mais é do que oferecer degustações e distribuir amostras grátis.

Degustação consiste no ato de provar e nada mais é do que uma ativação (aguçar) o paladar do seu cliente. Por exemplo: você vende bolos e oferece pedaços dos bolos para os seus clientes provarem.

Ou, você que vende produtos, pode oferecer amostras grátis, como exemplificamos acima.

Contudo, é uma ação bastante utilizada pela empresas, visando realizar um contato entre cliente ou futuro cliente com o produto ou serviço da empresa.

Ofertas

Como o próprio nome já diz, ofertas consiste no ato de ofertar.

Oferta é oferecer um produto ou um serviço com preços baixos.

Resumidamente, quanto maior a oferta, menor será o valor.

Essa palavra tem muito poder, já que se trata de um gatilho mental. Por exemplo: dizer ''ofertas de emprego'' soa mais acessível e menos concorrente comparado a ''vagas de emprego''.

Sobretudo, umas das práticas mais comuns entre empresas de varejo, utilizadas com objetivo de fazer com que o estoque gire e consequentemente as pessoas utilizem mais a seu produto ou serviço.

Prêmios e brindes

Prêmios e brindes trata-se da ação de retribuir em dinheiro a algum serviço realizado. Ou, no nosso contexto, presentear com produtos, serviços ou ofertas.

Atualmente, muito conhecido como ''mimo''.

Esta estratégia é voltada para o marketing de relacionamento, tem por finalidade manter as marcas sempre gravadas nas mentes dos consumidores, fazendo com que esta esteja presente nas escolhas dos clientes.

A distribuição de prêmios e brindes é uma maneira para estimular o envolvimento e fidelidade das pessoas.

Incentivos

Também voltada para o marketing de relacionamento, esta estratégia visa recompensar os clientes por se manterem fiel a sua marca.

Também é uma forma de estreitar o relacionamento com cliente, mantê-lo no seu quadro de consumidores e fidelizá-los ainda mais.

Hoje vemos muito desse tipo de ação quando a marca envia (ou disponibiliza para retirar na loja) um mimo no mês de aniversário do cliente que tem cadastro na loja.

Uma prática muito comum são programas de milhas e pontuações por compras, feitos por empresas de cartões de créditos e companhias aéreas.

Eventos

Evento nada mais é do que qualquer acontecimento com propósitos específicos e organizado por pessoas especializadas.

Umas das formas de ações promocionais mais eficazes, pois o seu resultado instantâneo, pelo fato de ter os clientes envolvidos há um tipo de evento especial feitos para eles.

Isso aproxima o cliente da marca, humaniza a comunicação entre o cliente e a empresa e também mexe na emoção do cliente, fazendo com que ele se sinta importante e respeitado pela marca.

Blitz e abordagens

A blitz promocional é uma ótima maneira de atingir seu público alvo em muitos lugares.

Com criatividade, sua empresa pode abordar muitas pessoas e alcançar ótimos resultados para sua empresa com essas ações.

Esse tipo de ação promocional é interessante, pois dependendo da forma que você aborda faz com que os futuros clientes sintam-se interessados pela empresa e queira saber mais e até utilizar mais os produtos.

Esses tipos de ações faz com que a sua marca torne-se conhecida pelo seu público alvo, criando um certo tipo de interesse por parte destes.

E com relações aos clientes elas ajudam a marca a se aproximar mais de seus clientes e entendê-los melhor.

Conclusão

tipos de ações promocionais

Cada tipo de ação promocional é direcionada para um determinado segmento de comércio e focada na melhor maneira de atrair o seu público.

Proporcionando experiências únicas ao cliente, os tipos de ações promocionais são totalmente eficazes e trazem ótimos resultados.

Não somente tem o objetivo de divulgar uma marca para captar futuros clientes, como também fidelizar clientes antigos.

Agora, chegou o momento de saber qual é a ação promocional ideal para o seu negócio — e você não precisa fazer nada disso sozinho.

No mercado há mais de 20 anos, a Aliança Promoções é umas das empresas de Marketing Promocional e Agência de Promotores em São Paulo que mais foca na excelência de seus serviços prestados.

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