Sampling é um nome de origem americana e em seu sentido literal quer dizer “amostragem” ou “degustação”. A palavra sampling é utilizada para designar um tipo de ação promocional muito utilizado por marcas de alimentos, cosméticos, e até mesmo prestadoras de serviço que desejam divulgar o lançamento de novos produtos ou serviços.
Esse tipo de ação consiste na distribuição de amostras grátis, degustação em pontos de vendas ou distribuição de flyers informativos da marca para divulgar promoções, inaugurações, ou serviços.
Esse tem sido um tipo de ação muito eficaz no que se diz respeito à conquista de novos mercados consumidores, pois é uma ação que se utiliza de abordagens diferentes e flexíveis tanto ao público quanto ao local em que serão feitas.
Para realizar uma ação desse tipo é muito importante estudar à fundo seu público e os locais mais propícios para abordá-los. Após esses fatores estarem definidos fica mais fácil traçar estratégias para abordar seu público, seja em seu ponto de venda ou em outros locais.
O sampling funciona muito bem como método de conquista, pois é muito assertivo e chama a atenção do consumidor na hora mais necessária: o momento de decisão de compra. Esse momento é o momento em que o consumidor é bombardeado por propagandas, embalagens e informações, portanto, sua marca pode tornar-se destaque, pois naquele momento oferecerá algo a mais, pois possibilita que ele experimente e comprove o que você tanta preza.
Quem nunca se pegou curioso ao ver uma distribuição de amostras no mercado? Ou distribuição de brindes em uma rua? É justamente nisso que se deve pensar, para montar uma ação atrativa para o consumidor, colocando-se no lugar deles e avaliando o que chamaria mais atenção em uma ação.