O que é PDV? Com toda certeza você já viu ou até mesmo comprou um produto de alguma loja que estava exposto em um ponto de venda. E esse é nosso assunto de hoje, continue a leitura!
Você já entrou em uma loja porque algo te chamou muita a atenção? É exatamente esse o objetivo de um PDV, despertar o seu interesse para o lugar em que os produtos estão expostos, afim de serem comprados.
A distribuição de brindes, a degustação e a demonstração é sempre uma ótima porta de entrada para uma marca que deseja crescer! É neste local onde marca e clientes estarão próximos um do outro e poderão interagir.
No post de hoje falaremos sobre:
Vamos à leitura?
Em primeiro lugar, PDV significa ”ponto de venda”, que nada mais é do que um ponto fixo da empresa que vende os mesmos produtos e serviços da loja física, porém numa estratégia totalmente diferente.
Em outras palavras, é um lugar posicionado onde é impossível do consumidor passar sem notar, com o único objetivo de aguçar o desejo do consumidor de comprar.
Esse local é formado por diversos equipamentos como leitor de código de barras, impressora fiscal, e claro, equipe de venda.
Os PDVs podem ser de pequeno ou grande porte, vendendo ou degustando itens dos mais variados segmentos, podendo representar a marca em si ou uma parceira, formando redes ou franquias.
Alguns exemplos de PDVs são:
Ah! Você sabia que existe PDVs online? Sim, eles são mais conhecidos como lojas virtuais, como e-commerces e market places.
Como falamos acima, a função do PDV envolve todas as estratégias de venda da marca, expondo todos os produtos de sua loja, fortalecendo o relacionamento com o cliente e em 2 segundos convencê-lo a comprar.
”É necessário que a minha marca tenha um PDV?”
Sim! O PDV é muito importante para que o negócio funcione. Mas saiba que não basta distribuir os produtos em prateleiras e esperar que as vendas aconteçam por mágica.
É necessário ter uma ótima estratégia de distribuição de produtos, pensando na forma em que seus clientes irão ver.
Não basta só colocar os produtos para exposição, o PDV precisa ser mais que um simples quiosque ou totem de vendas.
Você precisa fazer com que os olhos dos consumidores brilhem! E isso só será possível se você transformar o PDV em PDX, que significa um ponto de venda que traz experiência para o público.
Saiba que somente assim é possível que as suas vendas cresçam e seus clientes sejam fidelizados! Para a sua vantagem, os clientes evitam ao máximo pegar filas nas lojas físicas, e um dos benefícios dos PDVs é a compra rápida 😉
Sabia que você tem até dois segundos para chamar a atenção do cliente? Pois é, esse é o tempo que o PDV da sua empresa tem para despertar o interesse de compra no cliente.
Colocar o consumidor frente a frente com o produto é meio caminho andado para que ele realize a compra, que pode ser estimulada por experiências sensoriais. Portanto, capriche no visual das gôndolas, arrumação dos produtos por meio de cartazes, embalagens e incentivo ao toque ou cheiro.
Porém, de nada vale ter um lindo PDV se a equipe não estiver preparada para receber os clientes. Tal profissional deve saber envolvê-los, demonstrar o produto, tirar dúvidas e ter conhecimento técnico.
Por fim, é por isso que estamos aqui! A Aliança Promoções está há mais de 20 anos no mercado e é umas das empresas de Marketing Promocional e Agência de Promotores em São Paulo que mais foca na excelência de seus serviços prestados. Fale conosco agora mesmo e garanta uma equipe de excelência para o PDV da sua empresa!