Merchandising no Ponto de Venda: Entenda

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Merchandising no Ponto de Venda: Entenda

merchandising no ponto de venda

Você sabe o que é o merchandising no ponto de venda? Sabia que há diferenças entre o marketing e a propaganda?

Pois saiba que as técnicas de merchandising são as melhores para aumentar a saída dos produtos no ponto de venda.

Quando essas técnicas são utilizadas de maneira correta, elas reduzem os custos operacionais e a inatividade do produto, além de aumentar a lucratividade dele no ponto de venda.

Ou seja, o merchandising funciona como uma ferramenta do marketing, que visa atrair clientes e incentivar as compras no ponto de venda, através da apresentação de informações sobre o produto.

Agora que você aprendeu um pouco sobre o merchandising, vamos continuar a leitura deste post, e entender a diferença entre ele, a propaganda, e o marketing. Conheça também algumas estratégias usadas na hora de fazer merchandising no ponto de venda.

Boa leitura!

Conheça a diferença entre marketing, propaganda e merchandising

merchandising no ponto de venda

Antes de falarmos sobre as estratégias utilizadas para aumentar as vendas nos PDV, é importante conhecer as diferenças mais comuns sobre o marketing, a propaganda e o merchandising.

O marketing

Ele é um processo forte e abrangente, que usa diversas ações para trazer valor ao que uma empresa vende.

Mas, ele vai além da aplicação de medidas voltadas para a melhoria da rentabilidade das mercadorias, pois suas práticas começam inclusive a partir do estudo das necessidades e desejos do público-alvo.

A propaganda

A propaganda é uma estratégia de divulgação com o objetivo de despertar no consumidor o desejo de saber mais sobre o produto e adquiri-lo.

O merchandising

De forma mais concisa, o merchandising pode ser definido como uma estratégia que visa atrair clientes para o PDV ou ponto de vendas, por meio de ações que apresentem as mercadorias e queiram torná-las mais cativantes ao público.

5 ideias centrais do merchandising que você precisa saber

O merchandising no ponto de vendas tem 5 ideias centrais que você precisa saber.

Produto

O produto, é quem vai receber todo o foco das ações de merchandising. Ou seja, todo o planejamento e as estratégias, são direcionadas para o relacionamento do cliente com o produto.

Local

merchandising no ponto de venda

O local é essencial para as ações no ponto de vendas. Afinal, é no local que o produto ficará exposto para o cliente.

Momento

É nessa hora que as oportunidades surgem. Por exemplo, o inverno é um bom momento para tomar um chocolate quente e o verão para chupar sorvete. Esses períodos são chamados de sazonais.

Mas não é só em estações climáticas que entra a sazonalidade, mas também quando um evento está para acontecer, como a copa do mundo ou o halloween por exemplo.

Épocas sazonais são momentos perfeitos para a venda de determinados produtos.

Quantidade

A quantidade de produtos é uma das análises que o merchandising no ponto de vendas utiliza. 

Isso é importante para que não falte ou exceda a quantidade de produtos necessária.

Valor

O ponto chave de qualquer ação de merchandising no ponto de vendas é o valor do produto. 

Pois, é importante que o valor seja não somente atrativo, mas que esteja dentro do orçamento do público-alvo.

E apesar do preço e de todas as outras características do merchandising no ponto de venda, essa estratégia também conta com a comunicação visual.

O merchandising no ponto de venda e a comunicação visual

A comunicação visual é uma das principais ferramentas usadas no merchandising no ponto de venda, pois ela ajuda na fidelização do cliente e a fortalecer a marca do produto. Dessa forma, o público-alvo passa a conhecer o produto e lembrar das qualidades que a marca tem a oferecer.

É por esse motivo que o produto precisa ficar em áreas estratégicas do PDV, junto com ações que chamem atenção para ele.

Principais estratégias do merchandising no PDV

merchandising no ponto de venda

O merchandising no PDV, é essencial para as vendas, pois são realizados estudos e análises baseados no que o cliente deseja e também nas necessidades dele. Dessa forma, é possível criar as melhores estratégias para que o produto seja atrativo para o público-alvo.

Existem vários locais onde um produto pode ser exposto no PDV, como:

  • ilhas;
  • balcões;
  • vitrines;
  • gôndolas;
  • outros locais.

São vários os locais onde podemos expor um produto e saber qual desses é o melhor lugar, é função do merchandising.

Só que para decidir o local, também é importante haver um alinhamento da identidade visual da empresa, o lugar para exposição do produto e os itens que ficarão no entorno.

Depois, é preciso que o objetivo da estratégia adotada seja que o cliente se identifique com o produto, junto com uma experiência de compra que seja extraordinária.

Agora, para que você consiga êxito e atinja o objetivo da conversão de produtos em lucro, é preciso que as estratégias do merchandising no ponto de vendas, sejam adotadas pelos promotores no PDV, abaixo você confere um pouco sobre as principais estratégias.

Estratégia com promoções

Os consumidores se sentem muito atraídos por uma promoção e por uma oportunidade para economizar, além de ter uma experiência de compra extraordinária.

Por isso, criar estratégias com promoções atrativas para o cliente com relação ao custo-benefício da marca, é uma das formas mais eficazes de chamar a atenção do consumidor, aumentando seu desejo de compra pelo produto.

As estratégias com promoções podem ser:

  • a distribuição de cupons de desconto;
  • leve 2 e pague 1;
  • banners;
  • displays.

Mas não se limite na hora de criar essas estratégias, pois nesse momento você pode inovar e ser criativo.

Só não esqueça de analisar o local em que o produto promocional vai ficar, pois é muito importante que ele esteja em um lugar de destaque e com fácil acesso ao campo de visão do consumidor.

Estratégias com amostras grátis

Esse tipo de estratégia sempre traz resultados positivos, pois desperta a curiosidade do consumidor, o levando à obter uma amostra grátis. 

Depois da amostra grátis, o cliente conhece seu produto e assim desperta o desejo de comprá-lo na próxima oportunidade.

Balcão de degustação

A estratégia do balcão de degustação é semelhante à amostra grátis, mas aqui o cliente costuma usar o produto no próprio PDV, o que é muito interessante, pois aumenta as chances de comprá-lo ainda em fase de vendas.

Por que utilizar essas estratégias e como elas fazem a diferença nos resultados

merchandising no ponto de venda

As estratégias do merchandising mostram informações atrativas sobre o que o estabelecimento vende. Então, é possível aumentar o número de vendas ao atrair o público para o PDV.

Essas estratégias também focam em rentabilizar as mercadorias e evitar que elas fiquem em estoque por muito tempo.

Portanto, se você pretende aumentar sua renda e reduzir gastos, a melhor forma é utilizar essas estratégias para estimular o consumo.

Agora, para decidir quais as melhores estratégias para colocar em prática no estabelecimento, é muito importante considerar a experiência que o cliente vai receber.

Assim, será muito fácil fazer de cada etapa da compra um passo para construir uma relação de confiança com os consumidores, gerar fidelização e, como resultado, mais lucro.

Essas foram as estratégias de merchandising no ponto de venda para melhorar as vendas do seu negócio. E lembre-se de que elas podem ser usadas ​​juntas ou separadamente para aumentar a lucratividade, atrair clientes e melhorar a reputação de uma empresa.

Conheça a Aliança Promoções

Agora que você sabe sobre marketing, merchandising e entende a diferença entre esses conceitos em relação à publicidade, além de conhecer diversas estratégias de merchandising no ponto de vendas, que tal conhecer uma agência de promotoras para te auxiliar nas suas estratégias?

Nós da Aliança Promoções, somos uma empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado.

Nós possuímos os promotores mais bem preparados e prontos para te ajudar nas estratégias de merchandising que você precisar.

Então não perca mais tempo, nos CHAME NO WHATSAPP, conheça nosso casting ou tire as suas dúvidas, para tudo isso nós estamos a sua disposição.

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Eduardo Bello
Eduardo Bello
Analista de Conteúdo | Analista de SEO | Agencia Web Marketing

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