No mundo dos eventos, planejar um budget eventos está longe de ser uma das partes mais legais a serem executadas, porém, é a etapa mais decisiva para um evento lucrativo.
Utilizar os recursos financeiros de um evento com coquetéis sofisticados ou pagamentos estrondosos para a presença de celebridades, por exemplo, pode parecer uma ótima ideia para atrair mais pessoas.
Porém, quando entendemos a fundo o nosso budget, percebemos que nem sempre gastar dinheiro com estes tipos de ações é a melhor opção.
Acompanhar os recursos levantados é essencial para melhorar o retorno sobre o investimento (ROI) e gerenciar o seu custo total, contudo, você não precisa ser um gênio da matemática para manter os gastos do seu evento no controle.
Pensando nisso, a Eventbrite preparou um guia especial para que produtores de eventos possam criar e gerenciar seus orçamentos para o próximo ano.
Antes de mergulhar no orçamento do seu próximo evento, é importante pensar onde você gostaria de investir o seu budget.
Veja a melhor maneira de obter dados que irão ajudá-lo a priorizar os recursos em ações estratégicas:
Caso os seus eventos de 2020 possuam edições passadas, com certeza existirão dados valiosos que mostrarão como você utilizou o budget.
Com esses dados em mãos, identifique os gastos de cada área, quais delas tiveram um investimento maior e se os valores são iguais ou diferentes de um ano para o outro.
Ao identificar as áreas que mais consumiram o seu budget, você conseguirá iniciar o seu orçamento com mais precisão, sabendo onde deverá investir em mais recursos.
Além disso, mesmo antes do sinal verde para a utilização deles, é interessante a criação de um orçamento preliminar, pois, desta forma, você já possuirá um documento de trabalho que poderá ser atualizado à medida em que as negociações forem avançando.
Uma pesquisa realizada no começo de 2019 pela Eventbrite com organizadores de eventos, sobre as tendências do setor, revelou que 70% da receita de seus eventos vem da venda de ingressos, seguido por patrocínio (50%) e parcerias/co-organizadores (35%).
E o maior gerador de crescimento da receita foi marketing e divulgação, citado por 79% dos respondentes.
Analise suas principais fontes de receita e as estratégias que geram mais crescimento para projetar o potencial do seu evento.
Continue a leitura para obter algumas ideias de como administrar melhor os seus gastos com marketing — que deve ser o destino da maior parte do seu orçamento — independentemente do tamanho do seu evento.
Identifique as áreas que precisarão ter redução de gastos. Você pode definir metas específicas para gerenciar melhor o seu budget.
Independentemente das metas escolhidas — conseguir mais recursos com os seus patrocinadores ou descobrir novas maneiras de atrair novos patrocínios, sem que você precise mexer em sua reserva de emergência — trabalhar com essas táticas manterá você e a sua equipe focada.
Defina metas desde o início do projeto, incluindo a quantidade de ingressos que terão que vender e a receita de patrocínio que você precisará gerar.
Dica: Ao precificar corretamente o seu evento, as chances de você obter um aumento em seus lucros são altas.
Quanto mais cedo você conseguir a aprovação dos recursos com as partes envolvidas, melhor. Um orçamento com valores garantidos pode ajudá-lo na conquista de mais recursos.
Dica: Tenha, no mínimo, 3 propostas para as áreas que estão dentro do seu orçamento, por mais que exista um fornecedor que você já esteja acostumado a trabalhar.
Com valores diferentes em mãos, a negociação ficará mais interessante e favorável para você.
Agora que você já sabe quais são as áreas do seu evento que demandam mais recursos do seu budget, é hora de listá-las para que seja possível realizar um acompanhamento especial de cada uma delas em seu orçamento.
Mapear as despesas que geram mais gastos em seu evento, irá ajudá-lo a priorizar e investir no que realmente importa. Depois de definir as áreas abrangentes, você deverá começar a detalhar e a preencher os custos.
Seja o mais específico possível com estas despesas em seu orçamento e coloque nos mínimos detalhes tudo o que será gasto.
Dica: Em grande parte dos orçamentos, existem duas colunas principais — a do custo projetado e a do custo real. Quanto mais você detalhar, mais precisos serão os números contidos nestas colunas.
Veja quais são os itens que precisam entrar em seu orçamento e deixe-o o mais completo possível:
Despesas com:
Local;
Equipe;
Equipamentos;
Decoração;
Atrações (palestrantes/artistas);
Branding;
Melhorar a experiência dos participantes;
Viagens.
Dica: Use cores distintas ao criar o seu orçamento em uma planilha, pois elas o ajudarão a identificar rapidamente os itens pertencentes de cada área.
Investir na tecnologia certa pode fazer uma diferença enorme em sua capacidade de maximizar o budget do seu evento.
Na maioria das vezes, as despesas de tecnologia que precisam entrar em seu orçamento são:
Aplicativo para evento;
Plataforma para venda de ingressos e inscrições;
Livestream;
Chatbot para facilitar a comunicação com os participantes.
Existem diversas maneiras de economizar recursos em relação ao marketing do evento, porém, é preciso entender a eficácia de cada estratégia promocional — os dados desempenham um papel importante nesta etapa.
Observe atentamente os seus gastos nesta área e verifique as vendas de ingressos que foram realizadas em cada campanha. Em seguida, decida investir o seu budget em canais que geram mais retorno sobre o investimento (ROI) e pare de investir naquilo que não agrega positivamente em seus números.
Veja alguns canais em que você poderá realizar o marketing do seu evento sem precisar investir muito dinheiro:
Redes Sociais: Use-as para publicar informações sobre o seu evento de forma orgânica quantas vezes for necessário;
SEO: Escolha uma plataforma de venda de ingressos com domínio líder no mercado, que ofereça recursos para que você otimize a página do seu evento para que ela apareça entre os primeiros resultados no Google.
Dica: Sabia que conquistar um novo participante para o seu evento pode custar até 7X mais do que fidelizar os que você já possui? Faça ações criativas que estimulem os participantes anteriores a voltarem aos seus eventos!
É raro encontrar alguém que ame gerenciar um orçamento de eventos. E mesmo que você seja aquela pessoa que gosta de acompanhar todos os pagamentos e gastos.
Saiba que são muitas as informações que precisam estar em constante alinhamento e sintonia para que o budget não seja ultrapassado e para que você obtenha grandes resultados.
A seguir, veja algumas estratégias que irão ajudá-lo:
Ao elaborar um orçamento, você busca por meio dele calcular qual será o retorno de seu investimento.
Use-o para controlar os custos totais, pois assim você atingirá as suas metas e aumentará a sua margem de lucro para a próxima edição.
Não sabe como calcular o ROI? Use essa simples equação e descubra:
[(Receita total de vendas – Custo total do evento) ÷ Custo total do evento] x 100: ROI
Se o seu ROI for 1X, isso significa que você não obteve sucesso e que perdeu a mão no seu orçamento. A maioria dos eventos visa um ROI de pelo menos 2 ou 3X.
É impossível imaginar alguns imprevistos dias antes do evento acontecer. Trabalhar com uma reserva de recursos no seu budget eventos irá deixá-lo tranquilo, caso você precise absorver um custo inesperado, como o valor de um pedido que foi maior do que o estipulado ou o pagamento de algum palestrante convidado de última hora, por exemplo.
Dica: Dependendo do tipo e do tamanho do evento, planeje ter uma reserva entre 5% e 25%.
Um grande motivo que contribui para que um planejamento de budget eventos não dê certo, é o fato de as pessoas simplesmente ignorá-lo.
Investir seu tempo com essa importante etapa irá ajudá-lo a acompanhar a evolução em tempo real.
Para facilitar, utilize a tecnologia ao seu favor, como aplicativos, em que você e sua equipe possam acompanhar e atualizar as despesas e lucros do evento.
Aprenda com os erros de eventos anteriores e os transforme em aprendizado, para que você possa organizar eventos cada vez melhores.
Dica: Não ofereça apenas pacotes convencionais aos seus patrocinadores. Trabalhe junto com eles para que você possa descobrir o os objetivos que desejam alcançar e colabore para oferecer uma parceria valiosa e duradoura.
Leia Mais: Como gerar valor aos patrocinadores do seu evento.
Ainda não começou a aproveitar seus recursos? Essa é a hora de usar a criatividade para promover o seu evento e proporcionar uma experiência incrível aos seus participantes.
Sabemos que os custos de marketing não podem ser eliminados, mas é possível tomar decisões inteligentes sobre como administrar o recurso que você destinou.
Tenha sempre em mente as seguintes ações:
Divulgação com a ajuda de influenciadores;
Utilização de ferramentas de tecnologias gratuitas;
Parceria com marcas e empresas locais.
Se você está começando a criar um orçamento do zero para o seu evento, uma planilha em branco pode parecer bastante assustadora e, na maioria das vezes, tentar ajustar os seus dados financeiros em um modelo de orçamento desatualizado e copiado da internet, poderá tornar a sua vida mais complicada.
Felizmente, com apenas 5 perguntas, será possível desenvolver um orçamento para 2020 que provavelmente irá atendê-lo também nos próximos anos.
Por que você está fazendo um orçamento?
Especifique as necessidades do seu evento e faça uma divisão das principais áreas de gastos;
Quais são os seus custos exatos?
Acompanhe a evolução do seu evento
Se ainda estiver precisando de mais informações, nós preparamos mais artigos sobre: porque fazer eventos corporativos e qual a importância de se expor em feiras.
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