Com certeza você já recebeu em algum lugar, amostras grátis de determinados produtos de uma marca. Esse tipo de ação é chamado de Sampling. Trata-se de um termo do marketing que é utilizado para distribuição gratuita de amostras para um potencial consumidor de produtos.
Sabendo trabalhar corretamente, o Sampling pode ser uma técnica que funciona bem para promoção de lançamento de novos produtos, sendo dos mais variados tipos, tais como: Cosméticos, bebidas, comidas entre outros. Essa técnica de marketing promocional, possibilita a primeira experiência entre consumidor e produto e em certas ocasiões, pode até criar um vinculo entre o potencial cliente e a marca.
As ações de Sampling tem sido muito eficazes no que se diz respeito à conquista de novos mercados consumidores, pois é uma ação que se utiliza de abordagens diferentes e flexíveis tanto ao público quanto ao local em que serão feitas.
Para realizar uma ação desse tipo é muito importante estudar à fundo seu público e os locais mais propícios para abordá-los. Após esses fatores estarem definidos fica mais fácil traçar estratégias para abordar seu público, seja em seu ponto de venda ou em outros locais.
O sampling funciona muito bem como método de conquista, pois é muito assertivo e chama a atenção do consumidor na hora mais necessária: o momento de decisão de compra. Esse momento é o momento em que o consumidor é bombardeado por propagandas, embalagens e informações, portanto, sua marca pode tornar-se destaque, pois naquele momento oferecerá algo a mais, pois possibilita que ele experimente e comprove o que você tanta preza.
Quem nunca se pegou curioso ao ver uma distribuição de amostras no mercado? Ou distribuição de brindes em uma rua? É justamente nisso que se deve pensar, para montar uma ação atrativa para o consumidor, colocando-se no lugar deles e avaliando o que chamaria mais atenção em uma ação.
Um dos requisitos necessários para qualquer Ação de Sampling é a marca reconhecer o seu público alvo. É fundamental ter planejamento preparado para haver sucesso neste tipo de ação promocional.
É importante a empresa identificar e diferenciar quais são os compradores os clientes, os decisores da compra, os prescritores e os usuários ou consumidores finais, e a quem ou quantos deve se dirigir o Sampling. Tendo isso claro, o êxito da Ação de Sampling é garantido.
O Sampling possibilita formas de interação com público alvo, se a marca conhecer bem o comportamento de consumo do seu cliente potencial, será muito mais fácil a mesma se adequar na hora da ação e chamar a atenção deles de forma criativa e eficaz.
Para realizar uma Ação de Sampling de sucesso, além de tudo o que já mencionamos aqui, você irá precisar de um PDV (Ponto de Venda).
Um outro requisito importante para realizar uma Ação de Sampling é a contratação de um Promotor (a). Essa pessoa irá fazer toda a diferença no PDV. Ela precisa ser muito simpática, responsável e o mais importante; conhecer o produto oferecido.
Para contratar um Promotor (a) é muito simples, basta você conhecer os perfís de promotoras que irá oferecer o seu produto e entrar em contato com a maior agência de promotores do Brasil.
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