Venda outbound nada mais é do que o primeiro contato entre o vendedor e o cliente, no objetivo de entender o público-alvo e promover sua empresa.
A etapa de vendas de uma empresa é a chave para mantê-la ativa e crescendo no mercado. E uma das formas mais tradicionais e conhecidas é a venda outbound, também conhecida como marketing direto.
A forma mais conhecida é através de uma ligação rápida e objetiva, onde normalmente é apresentado o produto/serviço e perguntado: você tem interesse?
No post de hoje falaremos sobre:
Vamos lá?
Venda outbound é uma forma de ir atrás do cliente, tornando o vendedor responsável pelo primeiro contato com os possíveis compradores.
Um dos processos realizados é o cold calling, que é quando o vendedor faz uma ligação direta para o cliente. Por exemplo:
– Alô, boa tarde! Por gentileza, José de Oliveira?
– Boa tarde, é ele mesmo…
– Que ótimo! Sou o Ricardo, vendedor da Concessionária X. Tudo bem?
– Tudo e você?
– Tudo ótimo! Estamos entrando em contato para convidá-lo a conhecer uma unidade nova que abrirá nesta semana próxima à Avenida X. O senhor pode escolher o veículo que mais gostar e dar uma volta nele. O que acha?
– Eu gostaria sim! Onde fica a loja exatamente?
Basicamente é isso, o cold call é uma ligação direta e rápida, muitas vezes não para efetivar a venda logo de cara, mas também para aproximar o possível cliente.
Normalmente é o primeiro contato da empresa com o cliente, mas também pode acontecer como o exemplo acima.
Portanto, essa metodologia possui muitas vantagens, principalmente para empresas que oferecem uma soluções inovadoras para o público ou com alto valor de ticket médio (que é quando o cliente leva mais de um item da loja).
Existem muitas vantagens do cold call, que vão além de obter rápidos resultados por estar em contato com o cliente. Veja as principais vantagens abaixo!
O contato direto faz com que o vendedor conheça mais seus possíveis clientes, como sua rotina e seus interesses.
E com esse mínimo de conhecimento já é possível tornar a abordagem mais fácil, fazendo com que o vendedor adapte a sua fala para a situação que o prospectivo cliente está vivendo naquele momento.
Desse modo, a adaptação da fala faz com que gere empatia entre o vendedor e o público. Por exemplo, ao entrar em contato com uma pessoa de idade avançada, entendemos que a fala deve ser mais lenta e de fácil compreensão. Já ao entrarmos em contato com um especialista, podemos ter a fala mais técnica.
Antes de mais nada, é muito importante saber se o prospectivo cliente está no momento ideal de compra.
A vantagem mais conhecida da venda outbound é a agilidade em obter resultados. Por exemplo, se o possível cliente não estiver interessado, ele recusará no mesmo instante.
Em contrapartida, quando há interesse, a venda é efetivada rapidamente. E isso acontece porque o contato direto com o público faz com que a compra seja feita em poucos dias.
Já falamos acima mas vale a pena ressaltarmos a importância do contato direto com o público.
Esse processo aparenta ser simples mas exige estratégias para saber abordar o possível cliente que ainda está no topo do funil, ou seja, no momento em que muitas vezes ainda nem sabe das suas reais necessidades.
Agora que já esclarecemos o conceito de venda outbound, vamos te explicar como acertar nas campanhas junto ao seu público.
Para isso, montamos 2 primeiros passos que você deverá tomar para criar campanhas bem-sucedidas. Veja quais são eles:
Segundo o Neil Patel, um dos maiores nomes do marketing, público-alvo é uma parcela da sociedade consumidora para quem sua empresa ou negócio direciona as ações de marketing dos seus produtos ou serviços.
Em outras palavras, o público-alvo é aquele que vai comprar seus serviços/produtos e gerar lucros para sua empresa.
E com apenas algumas perguntas você poderá identificar seu público-alvo:
DICA EXTRA: peça permissão para mandar e-mails, fazer ligações ou enviar correspondências 😉
Agora que já tem o público-alvo em mente, é hora de escolher qual a melhor abordagem, ou seja, se vai ligar, mandar e-mail, etc.
Detalhes como a idade e os hábitos de consumo do seu público-alvo certamente irão te ajudar na tomada de decisão.
Por exemplo, um público mais jovem e conectado talvez ache mais interessante receber seu contato por meios digitais, enquanto alguém mais tradicional goste do toque formal de uma carta.
Em alguns casos você pode até usar mais de uma forma de contato a fim de causar uma impressão mais forte nos clientes.
No mercado há mais de 20 anos, a Aliança Promoções é umas das empresas de Marketing Promocional e Agência de Promotores em São Paulo que mais foca na excelência de seus serviços prestados.
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