Promotor de Eventos no Rio Branco
Muita gente ainda não conhece a profissão de Promotor de Eventos e confunde muito com Organizador ou Produtor.
Isso acontece porque todos eles fazem parte do universo de eventos, mas cada um tem uma função bem específica, embora trabalhem juntos em todo o processo para a realização de um evento.
Basicamente, a diferença é que um organizador fica com toda a parte de planejamento e execução do evento e o produtor cuida da estrutura do local, das atrações e também dos alimentos e bebidas que serão servidos na festa. Já o promotor é quem irá executar a parte de divulgação do evento para o público-alvo.
Como já diz o nome, o promotor é quem “promove” o evento para os participantes e para o público presente. Esse profissional é a peça-chave para chamar a atenção dos convidados. Alguns clientes dependendo do nicho, buscam por aquelas mulheres bonitas, com corpos malhados para atingir o seu público alvo. Mas existe vários Perfís de Promotores(a) no mercado.
A dica da Aliança Promoções é que você escolha um Perfil de Promotor(a) de Eventos que o seu público se identifique.
Durante o evento, o promotor de evento também é a figura que distribui ingressos, brindes, faz sorteios e entrega os prêmios, caso o evento tenha esse caráter.
Um exemplo disso são festas ao ar livre, com tempo ensolarado, em que os promotores distribuem chinelos, garrafas de água e protetor solar para os convidados. Esse tipo de ação acontece com frequência em casamentos e festas corporativas.
Outra função essencial do promotor é oferecer às pessoas alguns materiais promocionais, que podem ser em formato de flyers, folders, adesivos, marca-páginas e etc…
É interessante que ele inclua nessa estratégia a criação da arte para banners ou displays de PDV que podem ser espalhados estrategicamente pelo local do evento. É uma forma inteligente de manter o interesse do público e fixar a marca do seu cliente na memória dos participantes.
Em casos específicos, o cliente pode pedir que o promotor faça relatórios relacionados à experiência dos participantes, como uma avaliação para saber como foi a repercussão do evento. Sempre é preciso fazer o famoso feedback no final do evento, pois temos que saber qual foi o impacto nos clientes e se a demanda atendeu as expectativas.
Geralmente os relatórios são gerados por área de interesse, como quantificação de participação, qualificação dos participantes, pesquisa de satisfação, alimentos e bebidas, parte financeira gasta no evento e serviços em geral. Com esse tipo de Feedback, você pode colher os contatos dos participantes. Os famosos Leads.
Para ter sucesso com a contratação de um promotor é preciso, em primeiro lugar, que ele seja capacitado e tenha experiência na área! Mas não é só isso, como o mercado de eventos tem crescido muito no Brasil. Há profissionais cada vez mais empenhados em fazer o seu melhor.
Uma das características mais importantes é a disciplina. Porque o profissional deve estar preparado para lidar com muitas funções e situações ao mesmo tempo. Pessoas extrovertidas, simpáticas, com facilidade de comunicação e até mesmo bilíngues, ganham pontos extras, já que a todo tempo terão que manter contato com diversos perfis de pessoas, passando por clientes, fornecedores e convidados do evento.
Um bom Promotor, precisa ter conhecimento sobre o evento. Ser organizado, criativo, versátil, simpático, carismático, ter jogo de cintura, agilidade, saber fazer networking, desenvolver uma comunicação aguçada e ser bastante negociador.
O Promotor de Eventos precisa resolver crises em qualquer hora do dia e aceitar suas sugestões. É importante que você se sinta seguro ao saber que ele está focado 100% no evento. E que seu principal objetivo é fazer dele um sucesso.
Se você está a procura de um Promotor(a) de Eventos com todas essas características mencionadas, não deixe de entrar em contato com a maior Agência de Promotores do Brasil.
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