promotora perfil A
Promotor de Eventos em Natal
29 de outubro de 2020
promotora perfil A
Promotor de Eventos no Pará
5 de novembro de 2020
Exibir tudo

Casting para Eventos: Como fazer

casting para eventos

Casting para Eventos é a peça principal para que um evento possa ocorrer com sucesso, com pessoas bem posicionadas e prontas para representar a sua empresa.

Casting se refere ao processo de recrutamento e seleção de pessoas para um evento — e sabemos que encontrar as pessoas certas para o um evento não é simples.

Em outras palavras, é quando uma empresa precisa de representantes para campanhas publicitárias, lançamentos de produtos ou alguma outra ação de marketing.

Afinal, encontrar um equipe completa com o perfil da sua marca exige muito trabalho.

Todo cuidado é pouco na hora de contratar promotores, recepcionistas, copeiras, entre outros.

E por isso, preparamos um conteúdo com 5 dicas de ouro para você não errar mais ao escolher um Casting para o seu evento. Confira!

Falaremos sobre os seguintes tópicos abaixo:

  1. O que é Casting para Eventos?
  2. Busque referências de Casting para Eventos;
  3. Faça contratos detalhados;
  4. Conheça o seu Casting pessoalmente;
  5. Não dispense as parcerias;
  6. Contrate uma Agência de Promoções.

O que é Casting para Eventos?

casting para eventos

No mundo de comunicação, Casting significa recrutar e selecionar profissionais para atuar em um evento.

Os profissionais podem ser promotores, recepcionistas e atores.

O evento pode ser uma festa de lançamento, feira de exposição, casamentos, palestras, seminários, congressos, peças de teatro, filmes, comerciais de televisão, propagandas, entre outros.

Normalmente, este trabalho é feito por agências de promoções, agências de marketing e diversas outras áreas profissionais, por exemplo, a fotografia.

O casting requer muita atenção pois é nele que você escolhe as pessoas ideais e com o perfil para cada tipo de trabalho.

O responsável pelo casting de eventos deve estar dentro das expectativas do cliente, avaliar o segmento do evento e encontrar os melhores profissionais para o trabalho.

Certamente, a busca pelo profissional ideal pode ser por características físicas, como:

  • Altura, peso e biotipo;
  • Postura e andar;
  • Cor, comprimento e estética dos cabelos;
  • Cor dos olhos;
  • Estética da pele, dentes e unhas.

Ou características pessoais, dependendo da complexidade do evento:

  • Fala formal;
  • Bilíngue;
  • Especialização na área ou no segmento da organização. Por exemplo: ”Casting para Eventos no Museu do Louvre, descrição da vaga: perfil AA, domínio básico da língua francesa e especialização em História.”

Agora, quando falamos em selecionar pessoas para recepção, além das características físicas, entramos em outros atributos necessários, como:

  • Experiência em recepção;
  • Boa comunicação;
  • Bom gerenciamento de conflitos;
  • Simpatia, receptividade e organização.

Sobretudo, com a finalidade de te ajudar a escolher o melhor casting para eventos, separamos 5 dicas de ouro para um evento de sucesso. Veja abaixo!

1. Busque referências de Casting para Eventos

Em primeiro lugar, observe as grandes empresas e como gerenciam seus eventos corporativos.

Busque referências, e se possível entre em contato com as mesmas agências, visando a mesma qualidade do casting para eventos.

Conte com a internet e com as redes sociais para pesquisar, ficar por dentro do assunto e conseguir contatos de pessoas consolidadas e profissionais no segmento do evento que você está organizando.

Por exemplo, se a sua ideia é um evento descontraído e dinâmico, procure por pessoas atualizadas e ligadas em tecnologia.

Se preocupe em qual experiência irá proporcionar ao público e procure por profissionais que dominem o mercado atual, por exemplo: quem já trabalhou para eventos do YouTube.

Mas, se o evento for mais sério, invista em procurar por castings mais tradicionais e formais.

2. Faça contratos detalhados

Vimos que escolher as pessoas para o seu evento não é nada fácil, afinal, as responsabilidades no dia do evento são muitas e até mínimos detalhes que não forem bem explicados podem gerar situações desagradáveis.

Portanto, após escolher os profissionais para o seu evento, alinhe responsabilidades e coloque-as no contrato de forma clara e bem específica.

Se for necessário, não somente coloque no contrato, mas também explique cada cláusula pessoalmente.

Nesse momento, você também pode estabelecer o dress code para o seu evento, onde encontrar e quem deve providenciá-las.

Contudo, coloque tudo no contrato, revise, assine e colete as assinaturas. E se necessário, registre em cartório para garantir sua validade e autenticidade.

3. Conheça o seu Casting pessoalmente

casting para eventos

Como falamos acima, caso sinta necessidade, encontre o seu casting pessoalmente para explicar responsabilidades e contratos.

Porém, aqui falaremos da importância de antes de fechar qualquer serviço, conhecer a equipe de casting que trabalhará no seu evento.

Sempre que entrar em contato com algum modelo ou promotor, conheça-o pessoalmente. Agende uma entrevista e entenda qual o perfil do entrevistado.

Somente desta maneira que você poderá garantir que o candidato tenha o mesmo perfil do evento e conseguirá atender a todas as expectativas.

4. Não dispense as parcerias

Um evento que aconteça a cada um ou dois anos pode ter um casting variado. Mas, se o evento acontecer frequentemente, busque por empresas parcerias.

Ter uma empresa parceira fortalece seu casting, trabalhando sempre com as mesmas equipes e consequentemente fortalecendo seu relacionamento com o público.

Ter parcerias dispensa a necessidade de ter que explicar qual o segmento da sua empresa, objetivo do evento e perfil de promotores, afinal, a empresa parceira já vai conhecer. Muito bom, não é mesmo?

A agência já terá em mãos um briefing inicial da sua empresa e já indicará os promotores disponíveis para o evento.

Entretanto, uma ótima opção é fechar um contrato temporário com profissionais que já trabalharam com você. Dispensando treinamentos contínuos e os treinando cada vez mais.

5. Contrate uma Agência de Promoções

Ter contatos, encontrar as pessoas ideias e treiná-las para um grande evento demanda tempo e muito conhecimento.

Sendo assim, opte por contratar agências especializadas e consolidadas no mercado de trabalho.

As chances dos profissionais serem altamente qualificados são maiores, devido ao recrutamento e seleção que a própria agência realiza.

Ainda mais, se você está a procura de um grande número de pessoas para o seu evento, a agência será ainda mais fundamental para este serviço.

Conclusão

casting pra eventos

É extremamente importante contar com um casting para eventos capacitados e treinados – é a peça principal para que um evento possa ocorrer com sucesso.

Contratar uma Agência de Promoções é garantir o melhor casting para o seu evento!

A empresa contratada para cuidar do seu evento será responsável por disponibilizar profissionais das mais diversas áreas, como: promotores de eventos, promotores de vendas, bartenders e copeiras.

Mas e você, precisa de um Casting para Eventos? Conte conosco.

No mercado há mais de 20 anos, a Aliança Promoções é umas das empresas de Marketing Promocional em São Paulo que mais foca na excelência de seus serviços prestados.

Uma Agência de Promotores completa para atender agências de comunicação e publicidade nas mais diversas Ações Promocionais.

5/5 - (1 voto)

Os comentários estão encerrados.

WhatsApp chat