Primeiramente, o termo Black Friday ou (sexta – feira negra), surgiu há anos atrás para nomear o dia em que empresas proporcionam super promoções com o intuito de aumentar suas vendas e satisfazer os seus clientes.
É preciso que todos entendam que a Black Friday pode ser duplamente vantajosa. Ou seja, é possível garantir boas compras para os clientes e boas vendas para as lojas.
O primeiro passo para conseguir êxito numa campanha como essa é iniciar com antecedência a preparação para a data. Avaliar a capacidade de acessos do servidor em que a loja está hospedada é um passo determinante. Lembre-se que a Black Friday representa a data na qual as lojas participantes sofrem os maiores picos de acessos durante o ano, graças ao tráfego sempre em alta.
Outro cuidado a ser tomado durante essa fase de preparação é quanto à responsabilidade com a quantidade de pedidos que sua empresa possa ter. Honrar compromissos com as pessoas que confiaram no seu trabalho pode significar fidelização de clientes, desde que estes saiam satisfeitos com prazos de entrega, facilidades de pagamento e por último, mas não menos importante, o bom atendimento.
Ou seja, para ter reais vantagens no Black Friday é preciso, antes de qualquer coisa, ter preparação, compromisso e trabalho agilizado. O principal foco de um dia como esse não é obter lucros que serão arrendados em curto prazo, mas uma forma de tornar a sua loja mais conhecida e garantir clientes satisfeitos com o seu serviço. E, para isso, um bom planejamento aliado à boa execução, pode ser fundamental.
Outra oportunidade relevante para a Black Friday, é aproveitar o grande fluxo de pessoas na sua empresa e investir em Marketing Promocional, ou seja, isso irá aumentar ainda mais a visibilidade do seu estabelecimento. Para isso, é preciso fazer um planejamento de quais estratégias de marketing serão adotadas para o grande dia, bem como, distribuição de brindes, degustação (caso sua empresa seja alimentícia), carrinho de algodão doce ou pipoca, promotores para recepcionar os clientes e etc, o importante é chamar a atenção e aproveitar o grande fluxo de vendas da Black Friday para fidelizar clientes.