como expor produtos em feiras
Como expor produtos em feiras?
20 de junho de 2020
marketing de guerrilha
O que é Marketing de Guerrilha?
29 de julho de 2020

Como ser Promotora de Eventos?

promotora de eventos
 

Tudo o que você precisa saber antes de se tornar promotora de eventos

Os termos organizadora de eventos e promotora de eventos podem ser parecidos, serem confundidos, sendo até em muitos casos unidos em um só cargo. Afinal de contas, ambas são importantíssimas para que o evento aconteça.

Entretanto, como os próprios nomes sugerem, a maior distinção entre uma promotora e uma organizadora já se apresenta de forma visível em seus posicionamentos quando estamos falando de eventos, baladas, feiras e outros.

Normalmente relacionadas ao entretenimento e contato com o público, as promotoras são peças fundamentais para o sucesso de um evento.  E se você veio até aqui, quer saber mais sobre como se tornar uma promotora de eventos, não é? Então acompanhe abaixo!

Quais as funções de uma promotora de eventos?

marketing para empresas

Uma promotora de eventos, como o nome indica é a pessoa que promove um determinado tipo de evento, apresentando-o para os participantes e consequentemente despertando o interesse do público.

Além disso, uma promotora é frequentemente vista como a responsável de destaque do evento, sendo capaz de desenvolver e oferecer ideias de como conquistar o público, fazer com que o evento ganhe repercussão e seja lembrado posteriormente. 

Uma boa promotora de eventos é antenada, ou seja, está sempre acompanhado as novidades do mercado, seja na porta do evento, do stand, ou da balada, a promotora é uma peça-chave.

Contato direto com o público

A promotora é a responsável pelo contato direto com o público. Seja esse contato apenas cumprimentando, distribuindo flyers, ingressos ou brindes e até mesmo em casos onde é a responsável por fazer sorteios ou entregas de prêmios. 

Representante da Empresa

Além das funções anteriores, a promotora de eventos tem outra função importante ligada ao contato direto com os participantes: Ela é o rosto da empresa.

Seja diretamente ou indiretamente, uma promotora é com certeza essencial para o sucesso do evento.

Quando está responsável por oferecer às pessoas materiais promocionais como; adesivos para carro, adesivos convencionais, flyers, marcadores de livro, folders e outros materiais, mostra sua elegância e inteligência através de um contato de marketing direto que se fixa na memória do participante. 


Responsável pelo FeedBack do Evento

Por último, mas jamais menos importante, existe uma função importantíssima para uma promotora: Ela é a responsável pelo feedback.

Ou seja, é através de suas habilidades que a promotora faz alguns relatórios de caráter informativos relacionados a como os participantes se sentiram e também sobre o alcance de seu cliente nos eventos.

A promotora torna-se durante os eventos os olhos e ouvidos de uma empresa. Seja avisando ao seu cliente se o público terminou o evento satisfeito ou não, se o público pareceu propenso a fazer parte do próximo evento ou não e até mesmo se aquele evento foi um sucesso ou um fracasso.

A importância desses feedbacks é permitirem que todos saibam como o evento foi visto por seus convidados, por todos que estavam presentes e por todos que estiveram em contato anteriormente, pois sem isso não há uma certeza com relação ao sucesso do evento. 

Esses relatórios são em geral relacionados de acordo com os temas, como por exemplo: Se a demanda foi suficiente ou se os participantes terminaram sem brindes, se os brindes agradaram a todos eles ou se desagradaram, sobre a quantidade exata de participantes que disseram que iriam e qual a quantidade realmente esteve no evento, sobre qual foi o nível de satisfação dos participantes, como foi a parte alimentícia, sobre até mesmo o investimento financeiro ter trazido retornos ou não.

Ou seja, sem uma boa promotora não há um bom evento, menos ainda um bom feedback. E sem um bom feedback, não há melhoras. 

Qual é o salário de uma promotora de eventos?

promotoras salao duas rodas

De uma maneira geral, falar sobre o salário de uma promotora de eventos é algo complexo. Afinal de contas, apesar de haver uma média salarial de R$ 2.000 até R$ 3.000, se somarmos todos os cachês mensais. Mas existem fatores que podem criar um crescimento ou uma diminuição nesse valor.

Por exemplo, uma promotora com formação em determinadas áreas ou com muita experiência torna-se capaz de atingir maiores resultados, logo, ela recebe mais do que alguém com pouca experiência ou sem formação.

Entretanto, não é só a formação de uma promotora que define o tamanho de seu sucesso e consequentemente o de seu salário. Existem fatores importantes como por exemplo: Ter uma noção de marketing, ser fluente em inglês ou ser comunicativa e simpática.

Tudo isso pode definir o quanto o salário vai variar, além disso, até a região entra nesse ponto. A região brasileira onde uma promotora de eventos é mais bem remunerada é a sudeste, em especial na cidade de São Paulo, a região Sul em segundo lugar e logo depois as demais regiões brasileiras. 

Como se tornar uma promotora de eventos?

promotoras para beauty fair

Se você deseja se tornar uma promotora é essencial que se encaixe no perfil. Além disso, possuir uma formação acadêmica, participar de cursos, palestras, eventos, workshops e outros tipos de auxiliares para sua atualização como profissional é essencial.

Apesar de não haver uma formação específica para quem deseja atuar nessa área, é importante que a futura promotora de eventos tenha uma boa noção de informática, marketing, inglês e principalmente comunicação.

Qual o perfil de uma promotora de eventos?

O perfil de uma promotora de eventos precisa ser bem definido. É necessário ser uma profissional pronta para dar tudo de si e que esteja disposta para lidar com situações e funções de responsabilidade juntas.

Além disso, pessoas positivas tendem a conquistar as pessoas com mais facilidade. Por isso, promotoras que são comunicativas e simpáticas são as favoritas. Afinal de contas, a promotora estará em contato com muitas pessoas. Clientes, convidados, público alvo, fornecedores, parceiros e todas essas pessoas tem suas próprias personalidades.

Portanto, ter jogo de cintura também é importantíssimo para manter sua função diante do seu cliente. Se você ficou curiosa e acha que pode ser uma  promotora, veja agora uma lista de pontos que formam um excelente perfil:

  • Simpática
  • Criativa
  • Carismática
  • Ágil
  • Confiável
  • Empática
  • Gentil
  • Comunicativa
  • Extrovertida
  • Agradável
  • Inteligente
  • Negociadora
  • Persuasiva
  • Disciplinada
  • Profissional
  • Esforçada
  • Interessada
  • Networker 

Além disso, mostrar segurança em seu trabalho também mostra para o seu cliente que você é uma profissional capaz de dar conta do recado, o que significa que ele pode confiar em você.

Um ponto importante é que a promotora de eventos saiba fazer um excelente networking, assim como saber se comunicar e principalmente negociar para que não só os clientes, mas o público inteiro possa ver todo o seu potencial. 


Gostou do texto? Então acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro do nosso conteúdo!

Ficou interessada em trabalhar como promotora de eventos conosco? Então corra, pois estamos com um processo de seleção aberto para nosso casting!

Entre em contato para saber mais ou clique aqui para começar sua inscrição. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat