promotora perfil A
Promotor de Eventos no Pará
5 de novembro de 2020
promotora perfil A
Promotor de Eventos no Amapá
12 de novembro de 2020
Exibir tudo

Como ser Promotora de Eventos

Toda mulher que já ingressou na carreira de promotoria, em algum momento quando estava começando, já se perguntou: como ser Promotora de Eventos?

Com toda certeza você já ouviu falar de promotoras de eventos, afinal, se trata de uma das profissões que mais cresce no mercado de trabalho.

Em primeiro lugar, saiba que uma promotora tem uma rotina cheia, com muitas surpresas e muito contato com o público.

Para ser uma promotora não é preciso ser contratada por uma grande empresa! Sobretudo, é importante buscar por profissionais capacitados e que já estejam no mercado de trabalho.

Como se trata de uma profissão muito concorrida e que está em constante mudança, separamos para você um passo a passo completo e simples de como ser uma Promotora de Eventos. Vamos lá?

Neste conteúdo, abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é uma Promotora de Eventos?
  • Em quais tipos de eventos a Promotora pode trabalhar?
  • Afinal, como ser Promotora de Eventos?

O que é uma Promotora de Eventos?

como ser promotora de eventos

Promotora, organizadora e produtora de eventos são as mesmas coisas? Não!

Isso acontece porque todas fazem parte da mesma equipe de eventos, mas cada um desempenha uma função específica. Essa dúvida é como não só para quem trabalha, como também para quem quer começar a trabalhar.

Para não ficar mais dúvidas, a organizadora planeja, organiza e executa o evento; a produtora é responsável pela estrutura do local, das atrações e também do buffet. Já a promotora é a ”cara” do evento, responsável pela criação e divulgação.

A promotora é uma peça-chave

Uma promotora de eventos, como o nome indica é a pessoa que promove um determinado tipo de evento, apresentando-o para os participantes e consequentemente despertando o interesse do público.

Além disso, uma promotora é frequentemente vista como a responsável de destaque do evento, sendo capaz de desenvolver e oferecer ideias de como conquistar o público, fazer com que o evento ganhe repercussão e seja lembrado posteriormente.

Portanto, uma boa promotora de eventos é antenada, ou seja, está sempre acompanhado as novidades do mercado, seja na porta do evento, do stand, ou da balada, a promotora é uma peça-chave.

Em quais tipos de eventos a promotora pode trabalhar?

Uma promotora de eventos pode representar os mais variados tipos de eventos, como:

  • Casamentos;
  • Formaturas;
  • Festa de 15 anos;
  • Aniversários;
  • Eventos corporativos;
  • Baladas;
  • Lançamentos de produto;
  • Degustações em PDV;
  • Entre outros.

Afinal, como ser Promotora de Eventos?

como ser promotora de eventos

Antes de tudo, se você deseja se tornar uma promotora é essencial que se encaixe em algum perfil. Aliás, você sabia que existem cinco perfis para promotoras? Veja abaixo!

Passarela

Este é o que chamamos de perfil AA, e tem como principal característica a altura, que precisa ser acima de 1,75m.

Os trabalhos mais comuns para este perfil são: eventos, desfiles, catálogos, recepções, entre outros.

Modelo

O perfil A é caracterizado pela modelo que tem 1.70m até 1,75m de altura e manequim entre 36 e 40.

Normalmente são selecionadas para eventos, desfiles, catálogos, recepções e hostess.

Padrão

O perfil B corresponde ao perfil mais comum de promotoras, que tenham entre 1.55m até 1.70m de altura e que usem manequim entre 36 e 38.

Normalmente são selecionadas para PVD e blitz promocional.

Simpática

Promotoras que não precisam de requisitos específicos correspondem ao perfil C.

Só é necessário que tenham experiência, pró-atividade, comprometimento e simpatia.

E são selecionadas para trabalhos de panfletagem ou bandeirada em ponto fixo, farol e cancela de shoppings.

Mulherão

Por fim, o perfil mulherão corresponde a promotoras parecidas com “panicats”, por serem malhadas e com medidas corporais maiores.

Os trabalhos que mais chamam esse tipo de perfil são: recepção, catálogos, hostess, PDV, blitz promocional e panfletagem em ponto fixo.

Agora que você já conheceu os cinco perfis de promotoras, veja abaixo quais são os primeiros passos para se tornar uma!

como ser promotora de eventos

Tenha uma formação acadêmica

Participar de cursos, palestras e workshops é essencial e é o grande diferencial em qualquer recrutamento e seleção.

Principalmente, se a formação for em inglês e outras línguas.

Demais formações também são consideráveis, como: informática e marketing.

Se candidate a vagas que combinem com você

Certeza que você já ouviu a frase: venda algo que você compraria.

O mesmo se aplica a promotoria, pois, como você irá promover e divulgar algo que não é do seu perfil?

Se você promove eventos que já são do seu interesse, ficará mais fácil divulgar e convidar o público-alvo. Já que, além de você já estar inserida no meio, também é familiarizada com a cultura do evento.

Só para exemplificar, supomos que te chamem para promover um evento automobilístico e você não sabe nada de automóveis, E AGORA?

Claro que é possível você promover este evento, mas para começar sua carreira, comece com eventos que você já conhece, consuma algum produto ou já utilize seu serviço.

Saiba negociar

Uma vez que encontrar uma empresa ou um evento que precise de promotoras, é preciso ter uma abordagem e persuasão assertiva para negociar valores, pois, mesmo com essa profissão crescendo, muitos desconhecem e até mesmo desvalorizam essa área.

É fundamental dar o devido valor ao seu trabalho e explicar que o papel da promotora é a peça-chave para qualquer divulgação.

Apesar que, nos últimos 4 anos, popularizou-se o termo permuta, que nada mais nada menos é quando você ganha um produto e a forma de pagamento é a divulgação.

Atualmente, as blogueiras e YouTubers são as que mais usam 🙂

Por exemplo: você abre um Stories no Instagram e se depara com a frase ”Oi meninas, os recebidos de hoje são da loja X e estou disponibilizando um cupom de 10% de desconto para vocês”.

Converse com outras promotoras

Antes de mergulhar nessa profissão, conheça pessoas que trabalham na área.

Siba os pontos positivos, negativos, modalidades, tipos de eventos, formas de contratações, exigências, entre outros.

É com a experiência de outras promotoras que você poderá traçar a melhor trajetória para você. Portanto, bata um papo com a maior quantidade de promotoras que puder.

Peça dicas e indicações e não esqueça: bons profissionais não hesitarão em te ajudar e te passar informações da área. Não existe concorrência nesta hora.

Conclusão

Promotoras de Eventos – peça principal para que um evento possa ocorrer com sucesso.

Contratar uma Agência de Promoções é garantir o melhor casting para o seu evento!

A empresa contratada para cuidar do seu evento será responsável por disponibilizar profissionais das mais diversas áreas, como: promotoras de eventos, promotoras de vendas, bartenders e copeiras.

Mas e você, precisa de Promotoras de Eventos? Fale conosco.

No mercado há mais de 20 anos, a Aliança Promoções é umas das empresas de Marketing Promocional em São Paulo que mais foca na excelência de seus serviços prestados.

Avalie este post

Os comentários estão encerrados.

WhatsApp chat